03.02.2010Poesia e humor povoam a peça em cartaz no Teatro do Piá

A peça de formas animadas “Ludicamente”, com estreia neste domingo (7), leva ao palco o Grupo Merengue, que encanta o público infantil com sua arte.

Neste domingo (7), às 11h, entra em cartaz no Teatro do Piá o espetáculo de animação “Ludicamente”, com o Grupo Merengue. Novas apresentações acontecem nos dias 14 e 21 de fevereiro, dentro da tradicional programação dominical para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba. A montagem foi selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e tem entrada franca.

Bonecos, sombras e formas animadas criam um ambiente circense, que envolve a plateia. A proposta da peça “Ludicamente”, que tem texto e direção de Olga Romero, é instigar cada espectador a criar seu próprio circo, com erros e acertos, estimulando a aceitação dos desafios com poesia e humor. A trajetória de sucesso do espetáculo reúne apresentações em importantes festivais brasileiros, sempre se destacando pela beleza plástica, figurino, cenografia e diversidade de técnicas utilizadas.

O Grupo Merengue tem no currículo mais de 20 anos de pesquisa e experiências cênicas. É formado pela atriz e bonequeira Olga Romero – que há 41 anos dedica-se à arte do teatro de animação – e seu filho Bernardo Grillo, na mesma profissão há 20 anos, atuando na criação de bonecos, cenários, efeitos de iluminação e sonoplastia. A equipe também conta com Marilda Kobachuk, bonequeira responsável pela manutenção do material cênico.

Os caminhos que o grupo percorre o aproximam da Escola da Bauhaus, criada na Alemanha, após a 1ª Guerra Mundial, e que levantou questões que ainda hoje estão vigentes e permitem novas investigações. O Merengue segue a orientação do diretor da Escola da Bauhaus, professor Oskar Schlemmer, que retirou da cena o supérfluo para ficar com a essência do espetáculo.

A autora, diretora e atriz Olga Romero escreveu e dirigiu diversas peças teatrais. Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, Olga também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngüe (português – espanhol) pela Editora Arte e Letra.

Serviço:
Peça “Ludicamente”, do Grupo Merengue de teatro de animação
Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Data e horário: sessões nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro de 2010, sempre às 11h
Entrada franca

(Imprensa/FCC – Ludicamente – 03/02/10)