Notícias
03.02.2010Poesia e humor povoam a peça em cartaz no Teatro do Piá
A peça de formas animadas “Ludicamente”, com estreia neste domingo (7), leva ao palco o Grupo Merengue, que encanta o público infantil com sua arte.
Neste domingo (7), às 11h, entra em cartaz no Teatro do Piá o espetáculo de animação “Ludicamente”, com o Grupo Merengue. Novas apresentações acontecem nos dias 14 e 21 de fevereiro, dentro da tradicional programação dominical para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba. A montagem foi selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura e tem entrada franca.
Bonecos, sombras e formas animadas criam um ambiente circense, que envolve a plateia. A proposta da peça “Ludicamente”, que tem texto e direção de Olga Romero, é instigar cada espectador a criar seu próprio circo, com erros e acertos, estimulando a aceitação dos desafios com poesia e humor. A trajetória de sucesso do espetáculo reúne apresentações em importantes festivais brasileiros, sempre se destacando pela beleza plástica, figurino, cenografia e diversidade de técnicas utilizadas.
O Grupo Merengue tem no currículo mais de 20 anos de pesquisa e experiências cênicas. É formado pela atriz e bonequeira Olga Romero – que há 41 anos dedica-se à arte do teatro de animação – e seu filho Bernardo Grillo, na mesma profissão há 20 anos, atuando na criação de bonecos, cenários, efeitos de iluminação e sonoplastia. A equipe também conta com Marilda Kobachuk, bonequeira responsável pela manutenção do material cênico.
Os caminhos que o grupo percorre o aproximam da Escola da Bauhaus, criada na Alemanha, após a 1ª Guerra Mundial, e que levantou questões que ainda hoje estão vigentes e permitem novas investigações. O Merengue segue a orientação do diretor da Escola da Bauhaus, professor Oskar Schlemmer, que retirou da cena o supérfluo para ficar com a essência do espetáculo.
A autora, diretora e atriz Olga Romero escreveu e dirigiu diversas peças teatrais. Inserida entre os nomes mais importantes do teatro infantil no Brasil, Olga também tem atuação reconhecida na América do Sul e na Europa. Realizou curso de aprimoramento em Bolonha, na Itália, e entre suas atividades estão oficinas e palestras sobre arte-educação, sempre com o objetivo de estimular a leitura. É de sua autoria o livro infanto-juvenil “Maria das Cores e seus Amores”, publicado em edição bilíngüe (português – espanhol) pela Editora Arte e Letra.
Serviço:
Peça “Ludicamente”, do Grupo Merengue de teatro de animação
Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Data e horário: sessões nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro de 2010, sempre às 11h
Entrada franca
(Imprensa/FCC – Ludicamente – 03/02/10)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba