Notícias
05.05.2015Pianista polonês faz recital na Capela Santa Maria
O pianista e compositor polonês Artur Dutkiewicz se apresenta nesta quarta-feira (6), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O recital que traz a Curitiba um dos principais nomes do jazz europeu contemporâneo é promovido pela Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.
Neste programa, Artur Dutkiewicz apresenta suas próprias mazurcas jazzísticas, gravadas no álbum solo sob o mesmo título. Suas composições refletem a forte influência de Frederic Chopin, Karol Szymanowski, Bela Bartok e da música folclórica polonesa, combinada com a improvisação de jazz moderno. Estas mazurcas relembram também as raízes da música improvisada europeia, oriunda da tradição da música clássica e contemporânea. A música clássica, a música folclórica polonesa e a improvisação no estilo trance jazz combinadas entre si, resultam em um projeto pioneiro da música contemporânea para piano solo.
O artista - Chamado de “embaixador do jazz polonês”, Artur Dutkiewicz é um dos músicos poloneses de jazz que mais se apresentam no exterior. Já se apresentou em mais de 50 países, começando pelos Estados Unidos, atravessando a Europa até Hong Kong. Em junho deste ano realizará um tour pela Austrália e Nova Zelândia. Suas atividades artísticas incluem principalmente os recitais solo, mas também as apresentações como o líder do Artur Dutkiewicz Trio, que toca um jazz moderno.
Artur Dutkiewicz gravou cinco álbuns próprios, de sua autoria, além de participar em várias gravações com muitos outros artistas. Seus últimos discos Mazurkas (solo), Hendrix Piano e Prana (em trio), foram recebidos entusiasticamente pelo público e pelos críticos.
Dutkiewicz apresentou-se em dezenas de festivais de música e específicos de jazz. Em julho de 2011 Arthur Dutkiewicz apresentou-se no Olympic Stadium, em Berlin, no Festival Mundial de Cultura. Especialmente para esse evento ele preparou um arranjo para 30 pianos, que foi executado por um grupo de pianistas do mundo inteiro. O concerto assistido pelo público de 35 mil pessoas foi a expressão do respeito pela diversidade cultural e a mensagem de paz mundial.
Artur Dutkiewicz – Solo Piano ‘’Mazurka Africa”
Serviço:
Recital “Mazurcas Jazzísticas” do pianista e compositor polonês Artur Dutkiewicz.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data e horário: 6 de maio de 2015 (quarta-feira), às 20h.
Ingressos gratuitos.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 19/05/2025 - Filmes infantis da mostra Olhar de Cinema estarão em cartaz nas salas da Prefeitura
- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes