Notícias
12.12.2017 Pessoas com deficiência visual participam de espetáculo de dança
O Teatro Cleon Jacques do Centro de Criatividade de Curitiba apresenta no dia 15 de dezembro o espetáculo “O grito da dança”, produzido por um grupo de pessoas com deficiência visual que participa do projeto “Dançar sem Ver”. Além dos participantes do projeto, foram convidados outros grupos, resultando num espetáculo diversificado, com danças de vários ritmos, como hip hop, forró, pop e samba.
A ideia, segundo um dos organizadores, o professor de Educação Física Jacob Cachinga, é celebrar as diferenças, contribuindo para uma conscientização sobre a inclusão. “Seja qual for a diferença ou deficiência, somos todos seres humanos. São as nossas diferenças que fazem o mundo melhor”, diz Jacob. O espetáculo também comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13 de dezembro).
O projeto Dançar sem Ver começou há cerca de dois anos, com uma parceria formada pela bailarina Pamela Shiroma, o professor Jacob Cachinga e a Escola de Dança Conceito, onde são realizadas as aulas de dança de salão para casais de pessoas com deficiência visual. A metodologia envolve três estímulos: oral, em que os professores descrevem cada passo para os alunos; sonoro, que permite aos alunos aprender, através da música, a identificar o ritmo e dançar no compasso musical; e o estímulo tátil, em que os professores com o toque aperfeiçoam a técnica de cada casal.
Serviço:
Espetáculo “O grito da dança” com os participantes do projeto Dançar sem Ver
Local: Teatro Cleon Jacques – Centro de Criatividade de Curitiba (R. Mateus Leme, 4.700)
Data e horário: 15 de dezembro (sexta-feira), às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe