17.01.2020Pessoas com deficiência serão as estrelas no palco da Capela Santa Maria 17/01/2020 15:12

 Em Busca do Arco-íris é o nome do espetáculo que o coro cênico da unidade de acolhimento e escola Pequeno Cotolengo apresentará neste sábado (18/1), às 15h, na Capela Santa Maria, com entrada franca. Será o primeiro espetáculo inclusivo da 37ª Oficina de Música de Curitiba, evento que se abre para as pessoas com deficiência e homenageia um surdo: o gênio alemão da música erudita Ludwig van Beethoven.

Estarão no palco da Capela 35 mulheres de 20 a 65 anos com diferentes graus de deficiência física, motora e intelectual que moram e estudam no Pequeno Cotolengo.

Elas desempenharão os papéis de cinco personagens principais e coadjuvantes. Três professores atuarão como instrumentistas, dois no apoio do coral e uma educadora na mediação – função necessária para auxiliar os artistas em cena.

“É uma oportunidade única e pela qual somos imensamente gratos. Estar num evento do porte da Oficina de Música representa o reconhecimento do olhar da educação especial sobre as pessoas com deficiência, suas dificuldades e enomes possibilidades de êxito”, diz a diretora-geral do espetáculo, a pedagoga Alessandra de Fátima Marquete Kussem.

A concepção do espetáculo – que conta com figurinos, cenário, maquiagem e iluminação especialmente criados para ele – é uma criação coletiva dos educadores da unidade.

No sábado seguinte (25/1), às 14h, será a vez de outro espetáculo inclusivo subir ao palco do Teatro do Paiol. Reunidos numa banda, os alunos com diferentes graus de deficiência visual do professor Luiz Amorim mostrarão ao público tudo o que aprenderam na Oficina de Música sobre Prática de Conjunto.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Autor: SMCS

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar