19.03.2010Pesquisadoras da Fundação Cultural recebem prêmio

Dos 13 profissionais da área de história que serão homenageados com o prêmio Amigo da História, outorgado pela Câmara dos Vereadores, dois fazem parte da Fundação Cultural de Curitiba - a diretora de Patrimônio Cultural, Valéria Marques Teixeira, e a coordenadora de Ação Educativa Ângela Medeiros Rodarte. A sessão solene desta sexta-feira, às 20h, ocorre no plenário do Palácio Rio Branco.

Criada em 2007, a distinção honorífica é concedida aos historiadores que se destacaram em exposições de painéis, quadros, fotografias e em publicações de eventos históricos, acontecimentos políticos, entre outros fatos importantes que fazem parte da história do município de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil.

Historiadora com pós-graduação em História do Brasil, Valéria Marques Teixeira foi indicada pelo vereador Serginho do Posto (PSDB). Atua em pesquisa e patrimônio cultural desde 1982, e na Fundação Cultural de Curitiba desde 1993. Entre seus inúmeros trabalhos destacam-se o inventário e a catalogação do acervo documental e artístico de Newton Carneiro, pesquisa e confecção de textos para as exposições Curitiba - Tempo e Caminhos, Revolução Federalista e Espaço David Carneiro, autoria do boletim Nossa Senhora da Luz e do livro Histórias de Curitiba. É também membro de várias comissões e conselhos da área. Ocupa desde 2009 o cargo de Diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Indicada pelo vereador Aldemir Manfron (PP), Ângela Medeiros Rodarte desenvolveu atividades no Memorial da Imigração Italiana, com pesquisas nas publicações Cadernos da Imigração: Nas Rodas do Tempo. É atualmente coordenadora de Ação Educativa da FCC. De 2000 a 2009, foi gerente do Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Santa Felicidade, trabalhando no fomento da difusão de atividades artístico-culturais voltadas aos 14 bairros que compõem a Regional. Como ex-coordenadora do Museu de Arte Sacra realizou trabalhos que resultaram na homenagem aos 800 anos de Santo Antônio, o santo português. Desenvolveu diversas pesquisas de destaque, como a que tratou da figura dos anjos por meio dos vários estilos da História da Arte, da Festa do Divino em Guaratuba, de objetos raros do acervo do Museu de Arte Sacra, das origens e significados dos paramentos litúrgicos, das Capelinhas de Curitiba e de temas religiosos em Poty Lazzarotto. Organizou exposições de santeiros locais como Francisco Santeiro Amaro e Celso Ferreira Ramos.

Serviço:
Entrega do prêmio Amigo da História
Local: Plenário do Palácio Rio Branco - Câmara dos Vereadores
Data e horário: 19 de março, às 20h.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar