20.04.2012Performances da Bienal de Dança tomam conta de espaços urbanos

A dança extrapola os palcos tradicionais e invade as ruas da cidade, durante a primeira Bienal Internacional de Dança de Curitiba, que acontece até o dia 29 de abril. O público terá a oportunidade de conferir o talento de 12 grupos locais, em apresentações que tomarão conta de espaços inusitados, de segunda a sábado (23 a 28). Sempre às 11h, a magia da dança espalha-se por endereços como a Rua XV, as praças Tiradentes e Rui Barbosa, a Rua 24 Horas e o Mercado Municipal, entre outros.

Participam dessa celebração artística os grupos Dance Sempre, Oito Tempos Dança de Salão, Dança Latina Walmir Secchi, Dança de Salão Edson Carneiro, Dança de Salão Cido Arruda, Cia. Dançar Lissandra Rodrigues, Street Extreme, Coripheus Dança Experimental, Lótus Cia. de Dança, In Pulse, Backstage e Cia. de Dança Juliana Carletto.

Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal Internacional de Dança de Curitiba concretizou-se por meio da Lei de Incentivo à Cultura, numarealização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal,com patrocínio do Bradesco e da Nissan. Os palcos curitibanos abrigarão mais de 30 espetáculos de 27 grupos da cidade, de outros estados, além de quatro companhias internacionais consagradas, da Polônia, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.

Dança em estandes – Até o dia 29 de abril, o Memorial de Curitiba também se transforma em espaço para a dança, ao sediar uma feira sobre essa arte. Segundo Wanderley Lopes, diretor de produção da Bienal, a ideia é fazer do local um “lounge”, um saguão para passar o tempo de forma criativa. “Queremos que as pessoas venham passear e aproveitem para apreciar produtos relacionados à dança”, enfatiza.

Os estandes espalhados pelo Memorial serão ocupados por nomes como Do Dance, Beco da Dança – Capézio, Trinys – Só Dança, SobreSô, Acervo Mariposa, Revista Dança Brasil, Instituto Goethe, Universidade Federal do Paraná e Escola de Danças do Teatro Guairá, , que colocarão ao alcance do visitante peças de vestuário, calçados e publicações, além de projeção de vídeos.

Na área de vídeos, um dos destaques fica com o Acervo Mariposa, uma videoteca especializada em dança, que gerencia o acesso gratuito de vídeos digitalizados para o público, com a selagem copyleft (Creative Commons). A iniciativa tem por objetivo disponibilizar o conhecimento de dança acumulado através do tempo, com a ampla difusão deste acervo, construindo um patrimônio coletivo e compartilhado, respeitando a autorização de cada artista.

Serviço:

Bienal Internacional de Dança de Curitiba

Apresentações de rua (diversos locais da cidade, entre eles Rua XV, as praças Tiradentes e Rui Barbosa, a Rua 24 Horas e o Mercado Municipal)

Data e horário: de 23 a 28 de abril de 2012 (segunda a sábado), sempre às 11h.

Gratuito

Feira de Dança

Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data e horário: de 22 a 29 de abril de 2012. No sábado e nos domingos (22, 28 e 29), funcionamento das 10h às 15h. De 23 a 27 (segunda a sexta-feira), das 9h às 18h.

Informações: www.bienaldanca.org.br

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Nissan e Bradesco

Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba,Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar