Notícias
06.04.2010Percussão brasileira no palco do Paiol
Uma homenagem à percussão brasileira e em especial aos percussionistas acontece no Teatro Paiol, nos dias 9 e 10 de abril, às 21h. O projeto “Pandeirada Brasileira Convida”, selecionado pelo edital Música no Paiol, do Fundo Municipal da Cultura, tem a participação do percussionista e pesquisador de música brasileira Vina Lacerda, que traz como convidados para esse show Marcos Suzano e Caíto Marcondes. Os três músicos também participam de um bate-papo musical, na sexta-feira (9), às 17h, no Conservatório de MPB.
Marcos Suzano e Caíto Marcondes apresentam sólidos trabalhos autorais, de forte identificação com o pandeiro, e sempre utilizaram um tipo de linguagem musical que coloca a percussão no plano frontal. Revelam, assim, a diversidade e a riqueza da percussão brasileira, evidenciando os instrumentos através de um repertório selecionado.
Além de performaces solo, cada convidado apresentará suas músicas acompanhadas por um quinteto de músicos curitibanos composto por Glauco Solter (contrabaixo), Gabriel Schwartz (sopros), André Prodóssimo (violão), Sérgio Justen (piano) e Vina Lacerda (percussão). O espetáculo irá trazer ainda a execução da obra “Concerto para Dois Pandeiros”, do compositor Tim Rescala, que é uma das únicas obras compostas para pandeiro solo, nunca executada em Curitiba em sua versão reduzida, e que colocará juntos como solistas Marcos Suzano, Caíto Marcondes e Vina Lacerda.
CD, DVD e documentário - O concerto irá mesclar o repertório solo dos músicos convidados com as músicas gravadas no CD que acompanha o material “Pandeirada Brasileira”, escrito, concebido e produzido por Vina Lacerda. De alcance internacional, o livro está presente em mais de 15 países, sendo considerado um dos mais completos trabalhos já publicados relacionados ao pandeiro brasileiro. Referência para o ensino da percussão e da música brasileira, o material é também um importante meio de divulgação da música produzida em Curitiba, pois traz um CD com diversas obras de compositores da capital. Como forma de consolidar e expandir o trabalho autoral dos percussionistas brasileiros, este projeto realiza simultaneamente aos concertos o lançamento do segundo volume do livro “Pandeirada Brasileira”, em versão “Pocket Edition”, revisado, bilíngue (português e inglês), trazendo um DVD aula para os estudantes. No evento, ainda, será exibido um documentário de curta duração do diretor americano Scott Feiner intitulado “Meu coração é um pandeiro”.
Serviço:
Bate-Papo Musical com Vina Lacerda, Marcos Suzano e Caíto Marcondes
Local: Conservatório de Música Popular Brasileira – R. Mateus Leme, 66
Data e horário: 9 de abril (sexta-feira), às 17h
Entrada franca
Pandeirada Brasileira - Vina Lacerda convida Marcos Suzano e Caíto Marcondes
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Rebouças
Data e horário: 9 e 10 de abril de 2010 (sexta e sábado), às 21h
Ingresso: R$ 15 e R$ 7,50
Informações: 3213-1340
Informações: 3321-3208
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba