Notícias
31.08.2017Pavilhão Étnico terá danças gregas, italianas e alemãs
Neste domingo (03/09), a cultura de três povos será apresentada no Memorial de Curitiba, dentro da Programação do Pavilhão Étnico. O evento terá grupos folclóricos das culturas gregas, italianas e alemãs.
A alegria da cultura grega, suas peculiaridades e costumes serão mostrados pelos seus 40 membros – gregos e descendentes- do Folclore Grego Neoléa do Paraná. De acordo com a diretora geral do Neoléa, Sula Kotzias, a proposta é mostrar a cultura por meio da dança. “Usaremos o traje típico de ilha para as danças folclóricas e um traje mais moderno para as danças contemporâneas. A nossa apresentação contagiará o público, principalmente com a dança de Zorba, o grego, conhecida como a dança de quebra pratos”, explica.
O sentimento de esperança do povo italiano em relação a uma terra desconhecida será representado pelo Grupo Folklorístico Giuseppe Garibaldi. Os integrantes, com trajes típicos de Vêneto, dançarão músicas dessa região. Segundo Angélica Stella Kaspchak, coordenadora do grupo, a dança é a que mais representa a imigração e o cotidiano dos ascendentes, respeitando sua originalidade. “É uma dança bem cênica e a coreografia reproduz com fidelidade o costume de Vêneto”, afirma.
Crianças com trajes da Floresta Negra, na Alemanha e de Tirol, na Áustria, adultos com trajes de Miesbach, sul da Alemanha e Master com caracterização da região da Floresta da Boêmia. É isso que o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat vai trazer ao público. De acordo com a coordenadora de danças do grupo, Verônica Isabela Quandt, as danças das crianças representam quase sempre brincadeiras, as dos adultos muitas vezes representam profissões, o namoro do casal ou uma festividade específica. Ela ainda explica o significado do sapateado e os detalhes do figurino “O sapateado é feito pelos rapazes para chamar a atenção das moças. As correntes douradas no chapéu do traje bávaro das meninas representam a riqueza de cada moça”, afirma.
Serviço:
Pavilhão Étnico –Folclore Grego Neoléa do Paraná, Grupo Folklorístico Giuseppe Garibaldi e Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat
Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico
Data e horário: 03 de setembro de 2017 (domingo), às 11h
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas