06.11.2013Paulinho Moska e Orquestra À Base de Corda na Corrente Cultural 2013

A Orquestra À Base de Corda (OABC), grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, tem como convidado o compositor Paulinho Moska para o espetáculo que toma conta do Palco Carlos Gomes, às 17h deste sábado (9), num dos momentos de destaque da Corrente Cultural 2013. No repertório estão sucessos de um dos mais importantes nomes da MPB, em releituras feitas pela OABC, especialmente para a ocasião.

Entre as composições escolhidas constam Tudo novo de novo, A seta e o alvo, A idade do céu, Pensando em você, O mundo, O último dia e Relampiano, levando ao público o talento do carioca Paulinho Moska, que desde os 13 anos de idade, quando começou a aprender a tocar violão, já tentava compor suas próprias canções. Com uma carreira artística que inclui formação em teatro, atuação em cinema e participação em grupos que integram a história musical brasileira, como Garganta Profunda e Inimigos do Rei, Paulinho Moska passou a desenvolver carreira solo em 1991. Desde então, acumula sete discos autorais e dois registros de shows ao vivo, no Teatro Rival (Rio de Janeiro – 1997) e no Teatro da Caixa (Brasília – 2007).

A produção discográfica do artista é marcada pela pluralidade brasileira. Suas canções passeiam pela MPB Pop e pelo rock, flertam com a eletrônica, gingam no samba e se libertam de qualquer gueto ou estilo. As letras, sempre mergulhadas em poesia, marcam as composições, sendo que 12 canções de sua autoria foram trilhas de novelas ou minisséries na televisão.

Parceiro de Chico Cesar, Lenine, Zélia Duncan, Francis Hime, Frejat, Leoni, entre outros, Moska já foi gravado por cantores como Maria Bethania, Elba Ramalho, Francis Hime, Ney Matogrosso, Marina Lima, Maria Rita, Mart’nália, Luiza Possi, Ana Carolina, Pedro Mariano, Luciana Mello e Leoni.

União – Este show da Corrente Cultural une Paulinho Moska à excelência da Orquestra À Base de Corda (OABC), criada pelo maestro Roberto Gnattali, em 1998. O grupo dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira, sendo que sua formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – resulta em uma sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.

Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.

Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira. Em 2008, a Orquestra lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo.


A Corrente Cultural 2013 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Mais informações em www.correntecultural.com.br.


Serviço:
Corrente Cultural 2013
Show da Orquestra À Base de Corda e Paulinho Moska
Local: Palco Carlos Gomes
Data e horário: 9 de novembro de 2013 (sábado), às 17h

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar