06.11.2010Paulinho da Viola e Orquestra À Base de Corda abrem a Virada da Corrente Cultural

O primeiro encontro entre o compositor carioca Paulinho da Viola e o grupo curitibano Orquestra À Base de Corda reuniu milhares de espectadores na Rua Riachuelo, durante a abertura oficial da Virada da Corrente Cultural 2010 de Curitiba, realizada nesse sábado (6), às 13h.

Durante a apresentação foram tocadas novas composições e antigos sucessos do violonista, que havia se apresentado pela última vez na capital paranaense em 2008. A novidade do concerto realizado nesse sábado ficou por conta dos arranjos da Orquestra À Base de Corda, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba.

A vontade de tocar com Paulinho da Viola vem de longa data, explica o diretor artístico da orquestra, João Egashira. “Fizemos contato com o produtor do Paulinho e graças a ele, assim como o SESC e a Fundação Cultural de Curitiba, pudemos ter o privilégio de tocar com um ícone da música brasileira”. Para Egashira, tocar com Paulinho da Viola “é um privilégio, pois ele representa a beleza e a brasilidade da música nacional”.

A química entre o compositor e a orquestra parece ter dado certo. A multidão que se aglomerava em frente ao Paço da Liberdade cantava em coro músicas como “Timoneiro” e “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”. Para o professor Gustavo Jugend, 28, a junção entre a orquestra e o compositor carioca "deixaram os arranjos bacanas, pois tornaram o som ainda mais autêntico”.

Ao final do espetáculo, Paulinho agradeceu a “simpática e calorosa” plateia curitibana. O compositor fez também questão de ressaltar a importância de eventos gratuitos como a Virada da Corrente Cultural. “Eventos assim permitem que pessoas, que normalmente não teriam a oportunidade, assistam a espetáculos culturais de boa qualidade”.

CORRENTE CULTURAL 2010
Data:
De 3 a 14 de novembro
Local: 70 espaços culturais
Entrada: gratuita ou a preços populares

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia e os vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.

Promoção: RPCTV 

Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:

Facebook http://www.facebook.com/correntecultural 

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782

Twitter http://twitter.com/correntecultura

Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/

Flickr http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba/sets/72157625155637100

Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar