NotÃcias
22.01.2011Passeio de trem pela Serra do Mar ao som de modas de viola caipira
Neste sábado (22), o Trem da Serra do Mar Paranaense parte de Curitiba em direção a Morretes, ao som dos 24 integrantes da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG. Executando músicas de raiz que incluem sucessos de Almir Sater, Tião Carreiro e Pardinho, Renato Teixeira, além de composições do regente da orquestra, Ricardo Denchuski, a orquestra promete animar o embarque dos passageiros na Estação Ferroviária de Curitiba. A ação é fruto da parceria entre a Serra Verde Express, empresa que opera o trem, e a Fundação Cultural de Curitiba.
Divididos em grupos nos vagões, os músicos vão interpretar o melhor da viola caipira durante a viagem até Morretes, região litorânea. Entre as composições, a música "Serra do Mar", uma homenagem às belezas naturais que compõem o trajeto percorrido.
A Orquestra Paranaense é originária de Cascavel (PR) e se apresenta na 29ª Oficina de Música de Curitiba. Neste sábado (22), às 21h, o grupo estará no Palco Arena Copel, em Matinhos, no Festival Praias, que integra a programação do Viva o Verão com + Energia. O Festival Praias é resultado de uma parceria entre a Paraná Esporte, Secretaria de Estado da Culturae a Fundação Cultural de Curitiba. As atividades recreativas, esportivas e artísticas seguem até dia 31 de janeiro. As apresentações musicais ocorrem às sextas-feiras e aos sábados, até o próximo dia 30.
A orquestra - Idealizada pelo professor Evandro Rogério Roman, da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, de Cascavel, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG, iniciou suas atividades em agosto 2001. Sob a regência do músico e pedagogo Ricardo Denchuski, a orquestra conta atualmente com a média de 30 violeiros em suas apresentações. Em 2005, o grupo fez quatro shows em Paris, representando o estado do Paraná junto à Secretaria de Estado da Cultura, no ano Brasil na França.
A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.
Acompanhe a programação musical do Festival Praias*:
Palco Arena Copel Matinhos - a partir das 21h
22/01 - Orquestra Paranaense de Viola Caipira
28/01 - Banda MUV
29/01 - Gafieira Universal (encerramento)
Ipanema 30/01 - Banda Mimar Você (16h)
30/01 - Banda Supercolor (17h)
*A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio.
Mais informações:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Sobre a 29ª Oficina de Música de Curitiba
A Oficina de Música de Curitiba é o maior e mais antigo do gênero na América Latina. Com 29 anos, o evento acontece em janeiro, durante 20 dias, e conta com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores vindos de todos os continentes. A Oficina de Música trabalha com os sons das mais diversas formações como Orquestras Sinfônicas, Conjuntos de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio. Em 2011, de 9 a 29 de janeiro, Curitiba torna-se um dos maiores centros de Música no Brasil.
Sobre a Serra Verde Express
A Serra Verde Express foi criada em 1997 para administrar os trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá. Em pouco mais de uma década de trabalho, a empresa incrementou o turismo ferroviário no Paraná e fez do Estado referência no setor nacional e internacional, pois atrai anualmente uma média de pouco mais de 150 mil pessoas, ante uma demanda de apenas 50 mil, quando assumiu a ação. Em 2009, a empresa foi convidada pelo Governo do Mato Grosso do Sul a operar o Trem do Pantanal. Em 2010, a Serra Verde Express passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo. Para garantir a satisfação dos visitantes, a empresa, que pertence ao Grupo de Serviços Higi Serv, investe periodicamente em melhorias, treinamentos de funcionários e na preservação do meio ambiente. Mais informações www.serraverdeexpress.com.br.
Autor: Lide MultimÃdia
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla TÃbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capÃtulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe