21.01.2020Parceria com Oficina de Música celebra os 100 anos de Fellini

O Cine Passeio abriu uma exceção e as portas dos cines Luz e Ritz, no final da manhã desta segunda-feira (20/1), especialmente para celebrar os 100 anos de nascimento do mestre do cinema italiano Federico Fellini. Normalmente o local não funciona no primeiro dia útil da semana.

Com entrada franca, a mostra Oito Filmes e Meio segue durante todo o dia, com execução, ao vivo, das trilhas sonoras intercaladas em cada um deles dos oito filmes que serão exibidos.

A intervenção musical faz parte das atividades da 37ª Oficina de Música, que vai até domingo (26/1) em teatros, salas de concerto, bares, restaurantes, praças e parques da cidade.

Amarcord
O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, passaram pelo local depois do almoço para conferir a programação e o pocket show do grupo Cine Som.

Na ocasião, os músicos tocaram o tema do filme que seria exibido a seguir: Amarcord, de 1973, musicado pelo parceiro de Fellini durante 26 anos, Nino Rota. Greca e Margarita dançaram ao som do tema e aplaudiram o grupo, que também apresenta composições criadas por Rota para outros filmes do cineasta. Fellini morreu em 1993, aos 73 anos.

Além de Amarcord, que abriu a programação da tarde, foram selecionados para a mostra Os Boas Vidas, 8 e Meio, A Doce Vida, A Voz da Lua, E La Nave Va, Julieta dos Espíritos, Casa Nova e Ensaio de Orquestra. A curadoria é do crítico de cinema Marden Machado e do cineasta Marcos Jorge.

Também participaram do evento os presidentes da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão; o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Rafaelle Festa; a diretora do Centro Cultural Solar do Rosário, Lúcia Casillo; e a ex-governadora do Paraná e presidente da Sociedade Garibaldi, Cida Borghetti.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Fonte: SMCS