26.07.2010Os traços comuns entre o barroco de Purcell e os Beatles

Um concerto com nomes reconhecidos internacionalmente como Joële Morton, Paulo Mestre e Silvana Scarinci tenta revelar alguns traços comuns da canção inglesa desde o compositor da ópera Dido e Aeneas, em 1689, Henry Purcell até chegar ao século XX, com os Beatles. O concerto Imagine: a canção inglesa de Purcell aos Beatles integra a série música de câmara, edital do Fundo Municipal da Cultura, e será apresentado na Capela Santa Maria nos dias 28 e 29 de julho (quarta e quinta), às 20h.

A canção na Inglaterra traz uma qualidade peculiar na qual autores de primeira grandeza do cânone literário e musical dialogam de forma intensa. No século XVII, John Donne é re-interpretado por John Dowland; William Shakespeare será matéria prima para Henry Purcell, e, no caso dos Beatles, fala-se das influências diretas de poetas do final do século XVIII e XIX, especialmente William Blake, William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge, e Lewis Carroll. Ao colocar lado a lado canções de Purcell e Beatles, o grupo tenta revelar alguns traços comuns da canção inglesa: a melancolia permanente são ecos recorrentes em ambos os autores.O lirismo desesperado emYer Bluesdos Beatles nos remete imediatamente à fatalidade deIn the black dismal dungeon of despair (No calabouço preto sombrio de desespero)de Purcell.

Para interpretar as composições britânicas três nomes de gabarito internacional. Joëlle Morton é uma intérprete e professora muito conhecida na América do Norte e Europa, especializada em vários instrumentos antigos, incluindo as violas da gamba renascentista e barroca, violone e contrabaixo. Além de suas múltiplas participações em renomados grupos, ela coordena a série Pastime With Good Company em Toronto, ensina o instrumento na University of Toronto, e é consultora sobre o instrumento para a Hart House viols collection. É autora de uma série numerosa de artigos acadêmicos e publicou diversas edições de música para a viola Lyra.

Paulo Mestre, natural de Curitiba, que vem desenvolvendo importante carreira como solista, participará do concerto. Destacou-se em apresentações internacionais em Washington com a Camerata Antiqua de Curitiba, grupo que integrou por vários anos. Realizou turnês na França, Alemanha e vários países da América Latina. No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba e Juiz de Fora. Ocupa a posição de solista em importantes orquestras brasileiras. No terreno da ópera cantou como protagonista em Orfeu, de Gluck, em Mendoza, como Sperança, na montagem l’Orfeo de Monteverdi, no Rio de Janeiro, e em Curitiba como Ptolomeu na Opera Júlio César, de Haendell. Em 2007 foi o protagonista da ópera O pescador e sua alma, de Marcos Lucas, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Silvana Scarinci, que também participa do concerto, entrou no universo da música estudando violão clássico, mas em 1995, definiu-se pelo alaúde e passou a ter aulas com o alaudista francês, Vincent Dumestre. Em 2001, fundou o grupo Anima Fortis. Este grupo, especializado em música escrita por mulheres do período Barroco, foi premiado pela associação norte-americana Early Music América em 2002. Tem participado de várias produções de ópera barroca e outras grandes formas do período, destacando-se A paixão segundo São João, de J.S.Bach. Em 2007 fez parte da montagem de l’Orfeo de Monteverdi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a direção de Marcelo Fagerlande. Foi uma das organizadoras da I e II Semana de Música Antiga da UFMG em novembro de 2007 e coordenadora artística da série Música Antiga no Casarão em Campinas, 2008. A partir de 2009 tornou-se professora do curso de música da UFPR.

Workshop – Para os estudantes interessados em Música de Câmara o grupo organizou como contrapartida um workshop que acontece no dia 30 de julho, das 14h às 18h.

Serviço: Imagine: a canção inglesa de Purcell aos Beatles
Local: Capela Santa Maria – Conselheiro Laurindo, 273 - Centro
Data e horário: 28 e 29 de julho (quarta e quinta), às 20h.
Ingressos: R$10 ou R$5 (Clube do Assinante Gazeta do Povo ou 1kg de alimento não perecível.

Workshop sobre Música de Câmara
Local: Capela Santa Maria - Conselheiro Laurindo, 273 – Centro