Notícias
14.07.2016Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresenta na Sala São Paulo
A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba participa do Festival de Inverno de Campos de Jordão com duas apresentações sob a direção artística e regência do maestro Cláudio Cruz. No domingo (17), o grupo se apresenta no Auditório Claudio Santoro em Campos de Jordão, e na segunda-feira (18) em uma das salas mais conceituadas do mundo, a Sala São Paulo. O espaço é casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP e foi incluída por Trevor Cox, professor de engenharia acústica na Universidade de Salford em Machester, ao lado da Berlin Philharmonie, da Philharmonie de Paris e a Grosser Musikvereinssaal, de Viena uma das dez salas de concerto entre as melhores ao redor do mundo.
No Programa, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa obras que demonstram todo o virtuosismo e a excelência do grupo, como ‘Recitativo I para violino e cordas’ de Olivier Toni (1926), Alberto Nepomuceno (1864 – 1904) e ‘Quarteto de cordas nº 1 Op. 50’ de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), adaptado por Cláudio Cruz para orquestra de cordas.
O grupo faz parte da Camerata Antiqua de Curitiba, formado por um coro e orquestra de câmara, fundada em 1974 pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Seraphim. A versatilidade na execução de música antiga e contemporânea é elemento fundamental no trabalho contínuo da Camerata, verdadeiro legado à cultura brasileira. A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba conta com 21 músicos de corda e dominando um repertório amplo e original, inclusive com audições brasileiras e mundiais inéditas.
Serviço:
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Direção musical e violino solo – Cláudio Cruz (São Paulo)
Concertos gratuitos
17 de julho, 16h30 – Auditório Claudio Santoro – Campos do Jordão
Festival de Inverno Campos de Jordão: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/
18 de julho, 20h – Sala São Paulo – São Paulo
PROGRAMA
Olivier Toni (1926)
Recitativo I para violino e cordas
Alberto Nepomuceno (1864 – 1904)
Serenata
Adagio para cordas
Andante expressivo para cordas
Suíte Antiga Op. 11
- Prelúdio
- Minueto
- Aria
- Rigaudon
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Quarteto de cordas nº 1 Op. 50 (adaptação para orquestra de cordas de Cláudio Cruz)
I – Cantilena (Andante)
II – Brincadeira (Allegretto Scherzando)
III – Canto Lírico (Moderato)
IV – Cançoneta (Andatino Quasi Allegretto)
V – Melancolia (Lento)
VI – Saltando como um Saci (Allegro)
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba