20.09.2021Orquestra de Câmara com regência de Baldini tem grande noite

Em noite memorável, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba foi ovacionada pelo público no concerto Ciclo Bach. Nesta sexta-feira (17/9), com direção musical do spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Emmanuele Baldini, foram executadas obras do mestre da música barroca.

O prefeito Rafael Greca esteve no Espaço Cultural Capela Santa Maria.

“Cada apresentação que assisto neste belíssimo espaço enche de orgulho o meu coração de prefeito. A música faz parte do grande espetáculo urbano que é Curitiba”.

Bastante aguardado, o concerto teve os ingressos esgotados em menos de 24 horas. Todas as regras dos protocolos sanitários contra a covid-19 foram seguidas. Esta foi a segunda programação com público presente depois do período de isolamento. Para manter distanciamento, o fluxo de pessoas foi reduzido de 270 para 90 lugares.

"O tempo que ficamos parados nos deu a oportunidade de pensar em quanto sortudos somos de fazer esse trabalho. Agora que voltamos, a felicidade de tocar juntos dá para se sentir na música", afirmou Baldini.

Neste sábado (18/9), às 18h30, o concerto pode ser assistido ao vivo pelo canal Arte e Cultura ICAC, no Youtube. Toda a programação da temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba, entre apresentações da orquestra, coro ou da formação completa terão transmissão via streaming.

Concerto
Abriu o concerto uma das mais clássicas obras de Johann Sebastian Bach (1685- 1750), Brandemburgo nº 5 em Ré Maior. A obra desafiadora para cravo teve como solista Alessandro Santoro, filho do conceituado compositor brasileiro Claudio Santoro. Solos de Zélia Brandão (flauta) completaram a icônica composição escrita em 1719.

Com solos de Baldini, seguiram o Programa os Concertos para Violino em Lá Menor e em Mi Maior, apresentando o virtuosismo do diretor musical nascido na Itália e com enorme experiência internacional.

O professor de violino Peterson Manoel de Souza Pereira frequenta os concertos da Camerata desde 2019. "Estava com saudade dos presenciais. A alma do ser humano não vive sem arte, principalmente sem música e hoje não consigo descrever em palavras, é só sentir".

Também acompanharam o concerto a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr., e a consultora de música do ICAC, Janete Andrade.

Programação
Para a próxima semana, na sexta-feira (24/9) e no sábado (25/9), a Camerata Antiqua de Curitiba na sua formação completa, coro e orquestra, une-se para o concerto Travessias. Com regência de Mara Campos e solos da soprano Karolyne Liesenberg, serão executadas obras de Jake Runestad (1986), Ola Gjeilo (1978) e Gustav Holst (1874-1934).

A temporada 2021 é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com patrocínio do Ministério do Turismo, Volvo do Brasil e Positivo Soluções Didática e apoio cultural da Família Farinha.