10.08.2011Orquestra de Câmara apresenta repertório de compositores russos

Em concerto neste fim de semana, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta um repertório exclusivo de música erudita russa de três diferentes épocas. Para executá-lo, a Orquestra traz como convidados a maestrina carioca Danielle Lisboa, regente titular da Orquestra de Toronto, no Canadá, e os instrumentistas Andréa Campos, Priscila Vargas (violinos) e Davi Sartori (piano e cravo). As apresentações acontecem sexta-feira (12), às 20h, e sábado (13), às 18h30.

O concerto começa com a execução de uma obra atual - "Orações de Outono" -, escrita em 2009 pelo compositor Yuri Abdokov (1967). A segunda peça é o Concerto Grosso nº 1 para dois violinos, cravo, piano e cordas, considerada a obra-prima de Alfred Schnittke (1934-1998), o compositor mais importante que surgiu na Rússia após a Segunda Guerra. A obra, escrita em 1976 e 77, se enquada no chamado pós-modernismo musical e consta no repertório de grupos do mundo inteiro.

Para encerrar, a Oquestra tocará a Sereneta para Cordas em Dó Maior, do mais famoso compositor russo de todos os tempos, Piotr Tchaikovsky (1840-1893). Homossexual, Tchaikovsky sofreu com o preconceito e com inúmeras desilusões amorosas. A difícil experiência de vida resultou na criação de músicas altamente emotivas, dramáticas e carregadas de sentimentos. A sua Serenata em Dó Maior é hoje considerada uma das composições mais marcantes do final do período romântico (fins do século 19).

Convidados - Três mulheres são convidadas para executar esse programa especial. Danielle Lisboa atua hoje no Canadá, depois de estudar e reger orquestras nos Estados Unidos. É sempre chamada a realizar cursos e seminários, difundindo a música clássica, em especial a música erudita brasileira. Foi premiada em inúmeros concursos nacionais e internacionais, com destaque para o Concurso da Fundação Oriente para Jovens Regentes (Portugal) e Schissler Conducting Prize (EUA). A chefe dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Andréa Campos, e Priscila Vargas, curitibana, que atualmente estuda em Basel na Suíça, são as solistas da obra de Schnittke. O pianista Davi Sartori, músico curitibano que transita pela música erudita e poular, completa o grupo de instrumentistas, tocando piano e cravo nesta mesma composição.

Com este concerto, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba, inicia a agenda de concertos do segundo semestre, sob o patrocínio da Volvo. A Camerata Antiqua, a Orquestra de Câmara e o Coro da Camerata, com direção artística de Wagner Polistchuk, farão nove concertos até dezembro. No próximo (dias 26, 27 e 28 de agosto), a Camerata apresenta o Réquiem de Mozart em homenagem à cantora Neyde Thomas, que faleceu no último dia 1º de agosto.

Serviço:

Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Regência de Danielle Lisboa. Solistas: Andréa Campos, Priscila Vargas e Davi Sartori.

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)

Datas e horários: dia 12 de agosto (sexta-feira), às 20h, e dia 13 de agosto de 2011 (sábado), às 18h30.

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Informações: (41) 3321-2840

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar