22.01.2011 Orquestra À Base de Sopro abre a fase de MPB da Oficina de Música de Curitiba

Com direção do talentoso Sérgio Albach, a Orquestra À Base de Sopro fez uma homenagem a Osiel Fonseca, compositor paranaense e pianista que morreu aos 32 anos. O Guairinha ficou pequeno para abrigar a plateia do concerto de abertura da 2ª fase da 29ª Oficina de Música de Curitiba, na última quinta-feira (20). A flautista Lea Freire e o acordeonista Toninho Ferragutti foram os convidados da noite.

Entusiasmo e técnica perfeita foram características presentes durante todo o show. A Orquestra fez um resgate das principais obras que Osiel compôs durante seus anos de Conservatório de Música de Curitiba. “Esse show é um panorama do que está por vir nesta edição”, garantiu Albach. À frente da curadoria e participante de todas as 19 edições de MPB, o diretor da Oficina trouxe ao palco as composições do próprio Osiel, arranjadas especialmente para Orquestra.

Entre as canções, destaque para “O Samba”, composta pelo paranaense Lápis e arranjada por Osiel. Lea Freire entrou no palco para interpretar "Vento em Madeira", composta inicialmente por ela para orquestra sinfônica, e depois adaptada pelo paranaense. Toninho Ferragutti encerrou o concerto com "Baião Curitibano".

A Orquestra também tocou “Caprichoso”, clássico de Waltel Branco. A aposentada Maria Adelaide se emocionou no show. “Essa música é uma das mais belas canções que eu já ouvi. Fiquei muito emocionada com a interpretação da Orquestra”, comentou.

Oficina de Música Popular Brasileira

As apresentações continuam até o dia 29 de janeiro. Neste sábado (22), o Teatro Positivo-Grande Auditório recebe Edu Lobo com o Show "Tantas Marés", às 21h. No domingo (23), às 21h, no Teatro Guaíra (Auditório  Bento Munhoz da Rocha Neto), tem Orquestra À Base de Corda, que convida Zeca Baleiro.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br

http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com

http://twitter.com/oficinademusica

http://www.youtube.com/oficinademusicacwb

http://www.vimeo.com/oficinademusica

http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Lide Multimídia

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar