Notícias
15.09.2010Orquestra À Base de Corda recebe músico pernambucano
A Orquestra À Base de Corda, mantida pela Prefeitura Municipal, apresenta-se neste fim de semana, tendo como convidado especial o músico pernambucano Siba Veloso. O artista une a voz e o som de sua rabeca ao talento do grupo curitibano que tem se destacado no cenário cultural nacional. O espetáculo, inserido na temporada 2010 patrocinada pelo Ourocard Banco do Brasil, acontece no Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, com sessões às 20h de sábado (18) e às 19h de domingo (19).
Considerado um dos músicos mais inventivos de sua geração, Siba Veloso nasceu em Recife (PE) e foi um dos fundadores e vocalista do grupo Mestre Ambrósio. Depois de desenvolver trabalhos em São Paulo, trocou a agitação da grande cidade pela pacata Nazaré da Mata, na zona da mata pernambucana, onde fundou um novo grupo musical, a Fuloresta do Samba, que se baseia na ciranda e no maracatu rural.
Nas apresentações em Curitiba, Siba Veloso revela a musicalidade que é referência no Brasil ao executar composições próprias, muitas delas já consagradas e outras inéditas. O repertório conta com arranjos preparados por André Abujamra, Beto Villares, Rodrigo Caçapa, André Prodóssimo e João Egashira.
A orquestra - Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar - com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão - confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Na extensa lista de convidados ilustres em suas apresentações, o grupo contabiliza participações de Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti. Outro diferencial da orquestra são os arranjos elaborados por seus integrantes e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão e Josimar Carneiro.
Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira. Em 2008, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa "Instrumental SESC Brasil", em São Paulo.
Serviço:
Apresentações da Orquestra À Base de Corda com o músico Siba Veloso, dentro da temporada patrocinada pelo Ourocard Banco do Brasil.
Local: Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3.165)
Datas e horários: às 20h do dia 18 e às 19h do dia 19 de setembro de 2010 (sábado e domingo)
Entrada franca
Ficha Técnica:
Direção artística: João Egashira
Assistente de direção: André Prodóssimo
Formação: violão de 7 cordas - André Prodóssimo, piano - Beth Fadel, bandolim - Rodrigo Simões, violino - Helena Bel, violão - Hestevan Prado, violão - João Egashira, cavaquinho - Julião Boêmio, viola caipira - Junior Bier, percussão - Luis Rolim
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas