Notícias
17.01.2011Ópera de Puccini reúne cantores líricos da Oficina de Música
Os alunos da classe de Studio Opera da 29ª Oficina de Música de Curitiba, orientados por Neyde Thomas e Rio Novello, fazem duas apresentações nesta segunda e terça-feira (17 e 18) da ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. O espetáculo mostra o resultado do trabalho intensivo realizado pelos cantores durante a Oficina. As apresentações acontecem no Guairinha (segunda, às 20h30, e terça, às 18h), com a participação de Joaquim do Espírito Santo como pianista co-repetidor e direção cênica de Walter Neiva.
Além de se aperfeiçoar com dois grandes mestres do canto lírico, o grupo de cantores da Oficina tem a missão de preparar um espetáculo de ópera em pouco mais de uma semana. Desta vez foi escolhida Gianni Schicchi, a única ópera cômica de Puccini, baseada num dos cantos da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Sabe-se que Gianni Schicchi foi um dos inimigos políticos e pessoais do autor da Divina Comédia, razão pela qual é mencionado por Dante como um dos personagens do Inferno. Cidadão de Florença, Schicchi teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso (falecido em 1299) para a família Schicchi. O objetivo da ópera de Puccini é provar que Schicchi não merecia ir para o inferno.
Para produzir o espetáculo em tão pouco tempo, os alunos da Oficina contam com a experiência de Neyde Thomas, a grande dama do canto lírico brasileiro, que este ano recebeu uma homenagem especial da Oficina de Música. No segundo dia do evento, o maestro Júlio Medaglia regeu um concerto em sua homenagem, reunindo artistas que interpretaram árias de diversas óperas. O concerto também marcou o lançamento do livro biográfico "Neyde Thomas Vida e Arte", escrito por Medaglia. A obra retrata os principais momentos da carreira dessa artista, que cantou nos grandes teatros da Europa e Estados Unidos, e contracenou com os famosos cantores líricos Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.
Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba
Ópera Giani Schicchi, de Giacomo Puccini
Direção artística - Neyde Thomas e Rio Novello
Direção cênica - Walter Neiva
Co-repetição - Joaquim do Espírito Santo
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Datas e horários: dia 17 de janeiro de 2011 (segunda-feira), às 20h30, e dia 18 de janeiro de 2011 (terça-feira), às 18h
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (mais um quilo de alimento). Gratuito para alunos da Oficina
29ª Oficina de Música de Curitiba
Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC)
Patrocínio: Petrobras
Mais informações:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas