28.06.2011Ópera barroca no concerto da Camerata Antiqua de Curitiba

O último concerto do semestre da Camerata Antiqua de Curitiba leva ao público o virtuosismo da ópera barroca, com sessões às 20h de sexta-feira (1º), na Paróquia Bom Pastor, e às 18h30 de sábado (2), na Capela Santa Maria. O espetáculo, que tem como regente convidada a maestrina paulista Beatriz de Luca, reúne árias de importantes óperas de Georg Frideric Handel (1685 - 1759) e Antonio Vivaldi (1685 - 1759), contando com o contratenor Marconi Araújo como solista, além da participação da cravista Clenice Ortigara.

A apresentação de "A Virtuosa Ópera Barroca", integrante da temporada 2011 patrocinada pela Volvo, lembra que, a partir da primeira metade do século17 e até o final do século 18, a estética musical ordenava que todas as vozes heróicas, românticas, nobres ou mitológicas fossem agudas, numa predileção aprovada pelo público. Foi naquele período que reinou o cantor conhecido na Europa como "castrato", fazendo com o que o fenômeno da castração de meninos resultasse em cantores de voz potente e com um timbre mais redondo. Aos "castrati" cabiam os papéis principais de todas as óperas, com seu porte majestoso e voz angelical.

Geralmente, os meninos escolhidos para a operação de castração eram oriundos de famílias muito pobres, que assim tinham oportunidades melhores de vida se fossem criados em conservatórios especializados em crianças. Os meninos desses conservatórios eram submetidos a uma rigorosa disciplina de estudos diários de canto, cravo e composição, por cerca de dez anos, quando se formavam e eram absorvidos pelo mercado de ópera ou pelos coros de capelas de cidades pequenas.

O professor, regente, doutor em canto e pesquisador Luciano Simões, da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, que assina a apresentação do concerto, destaca que o repertório deste espetáculo da Camerata Antiqua de Curitiba se concentra principalmente em Handel, cujas óperas tiveram estreia com alguns dos mais importantes castrati do barroco, entre eles Senesino, Caffarelli e Berenstadt. As árias selecionadas são oriundas das óperas de maior sucesso daquela época, como "Agrippina", "Rodelinda", "Rinaldo", "Tolomeo" e "Giulio Cesare". De Antonio Vivaldi, estão presentes as árias do "Oratório Juditha Triumphans" e da ópera "Farnace".

No século 19 a prática da castração caiu em desuso, não só pelos motivos óbvios de humanidade, mas também porque o gosto em relação às vozes mudou. Quando a pesquisa de música barroca, exercida desde meados do século 20, recuperou aquele repertório, surgiram excelentes contratenores e mezzo-sopranos para interpretar as obras com técnica apurada, nada ficando a dever aos compositores.

Os convidados - Com formação em composição e regência, além de canto lírico e popular, a maestrina paulista Beatriz De Luca, que comanda este concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, já atuou em espetáculos de teatro musical no Brasil, Europa e Japão. Como regente, apresentou-se frente a várias orquestras de São Paulo, tendo também regido como convidada a Camerata Antiqua de Curitiba, na série "Alimentando com Música", nos anos de 2009 e 2010. Responde, ainda, pela direção musical e regência do espetáculo musical de Claudia Raia, "Pernas pro Ar", e é coautora do livro didático de regência orquestral "O Regente sem Orquestra", lançado em 2008.

Solista convidado, o contratenor Marconi Araújo possui mais de 20 premiações nacionais e internacionais, como cantor, compositor e diretor musical. Mestre em performance vocal, Marconi desenvolve um trabalho de pesquisa voltado à vocalidade do contratenor e sua relação com o castrato barroco, sendo especialista na obra de Handel, compositor que divulga em concertos com várias orquestras barrocas. No ano passado, ministrou cursos de técnica vocal avançada e fisiologia do canto por toda a América Latina.

"A Camerata Antiqua de Curitiba tem vencido o desafio de manter a qualidade de sua programação, com obras, compositores, solistas e regentes nacionais e internacionais que atraiam a atenção das plateias durante o ano todo", destaca o maestro Wagner Polistchuk, que desde 2009 responde pela direção artística do grupo.

Polistchuk ressalta, ainda, que a preocupação com a renovação e inovação no repertório da Camerata Antiqua de Curitiba é constante, mas sem abandonar a execução de grandes clássicos. Até o final do ano, serão apresentados 37 concertos que contemplam a música erudita de vários países, levando ao público grandes obras vocais e instrumentais.

Serviço:

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência da maestrina Beatriz De Luca, dentro da temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas, horários, locais e ingressos: dia 1º de julho de 2011 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Bom Pastor (Rua Victorio Viezzer, 810 - Vista Alegre), com entrada franca; dia 2 de julho de 2011 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria - Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro), com ingressos a R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

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