Notícias
18.11.2010 Ópera Acis e Galatea na Capela Santa Maria
A ópera “Acis e Galatea”, de Handel, será apresentada neste sábado (20), às 20h, na Capela Santa Maria, no programa Ópera Ilustrada, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba com recursos do Fundo Municipal da Cultura. Esta montagem profissional da ópera barroca traz a Curitiba cantores e instrumentistas especialistas nessa arte.
A obra, que surgiu no auge da ópera pastoral na Inglaterra, fala sobre a simplicidade da vida rural e foi montada pela primeira vez em 1732. Bruno Procópio, integrante de uma nova geração de cravistas, assina a direção musical. Atual diretor artístico do Festival de Música Antiga de Parati, fundou o selo discográfico Paraty, com apoio do distribuidor europeu Integral Distribution.
Já na sua primeira experiência discográfica, Bruno Procópio propôs uma versão inovadora das monumentais Partitas de J.S.Bach. Este disco foi muito bem acolhido pela crítica francesa. Foi também escolhido como um dos cinco melhores discos de música barroca do ano de 2004, pelos exigentes críticos da revista americana “Fanfare”.
A soprano Marilia Vargas, que interpreta Galatea,é professora convidada para importantes festivais de música e universidades do Brasil. Na temporada de 2009, lançou o CD “Todo amor desta terra”, com canções paranaenses, fruto de projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Cantou “A Criação”, de Haydn, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e a ópera Rosenkavalier, com a OSESP, além de participar de diversos concertos por toda a Europa. Na Itália, participou do lançamento do CD “Alla Luna”, no qual interpreta obras italianas do século XVII com o Ensemble La Selva.
O tenor-contralto Rodrigo del Pozo interpreta Acis na Ópera.Nascido no Chile,onde estudou canto, guitarra e alaúde, mudou para a Europa após uma premiação no seu país natal. Tem se apresentado com alguns dos principais grupos especializados em repertório barroco, destacando-se Canzona, Concerto Palatino, L'Ensemble Barroque de Limogers, Israel Camerata, The King's Consort e vários outros. Com o grupo Gabrieli Consort participou de Acis e Galatea.
Carlos Harmuch é o diretor cênico da ópera que vai ser apresentada em Curitiba. Após os estudos de arquitetura e música, consagrou-se totalmente à direção cênica de ópera e teatro musical. Atualmente divide suas atividades entre direção de espetáculos e formação profissional de cantores cênicos. Entre suas inúmeras encenações de obras conhecidas e desconhecidas do público, especialmente óperas barrocas, destacam-se: Orfeu e Eurídice de C.W.Gluck, Carmen de Bizet, A Flauta Mágica de Mozart. Desde 1989 Carlos Harmuch é professor na Escola Superior de Música de Basel, na Suíça. Em 1992 criou o curso Opera Studio na Oficina de Música de Curitiba.
Serviço:
Programa Ópera Ilustrada - Ópera Acis e Galatea
Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data e horário: dia 20 de novembro de 2010 (sábado), às 20h
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível
* Na sexta-feira (19), às 20h, os artistas fazem um ensaio aberto, com entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas