27.06.2017 Oficinas de desenho e cerâmica são opções para as férias

O Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Matriz oferece duas oficinas intensivas de férias de desenho artístico e escultura em cerâmica. Os cursos são orientados pela artista plástica Ivane Carneiro, na Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa).

A oficina de cerâmica será dada numa técnica pouco difundida – a cerâmica sem queima, diferente do procedimento tradicional em que as peças precisam de queima em forno especial. “Nessa nova técnica, a etapa do forno não é necessária, tornando esse tipo de escultura muito prático e econômico”, explica a artista.

Na oficina de desenho são ensinadas técnicas de desenho de observação, desenho de memória e exercícios de desenho de objetos, paisagens, retratos, figura humana, ilustração e temas abstratos.

Ivane Carneiro é professora e artista plástica formada pela Faculdade de Artes do Paraná, especialista em ensino de arte e mestre em Educação pela UDESC. Foi orientadora do Atelier de Desenho do Centro de Criatividade de Curitiba (2007-2012) e professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP/UNESPAR (2009-2015). Atualmente integra o Coletivo Circo Ótico e desenvolve projetos artístico-culturais e cursos diversos na área de artes visuais.

Serviço:
Oficinas de Férias de Desenho Criativo e Escultura e Modelagem de Cerâmica Sem Queima.
Local: Rua da Cidadania da Matriz – Sala da Fundação Cultural de Curitiba (Praça Rui Barbosa)
Informações: (41) 3313-5816

Curso: Oficina Intensiva de Desenho Criativo
Período: dias 10,12, 17, 19, 24 e 26 de julho de 2017
Carga horária: 3 horas por semana
Dias da semana: segunda e quarta
Horário: turma 1 – das 10h às 11h30; turma 2 – das 13h30 às 15h
Faixa etária: a partir de 10 anos
N. de alunos: 10 alunos por turma
Valor da inscrição: R$ 100,00

Objetivos: desenvolver a percepção visual e o traçado individual para o desenho artístico, através de exercícios criativos para a representação de formas/temas diversos.
Conteúdo trabalhado: estruturação das formas, noções de perspectiva, proporções relativas, tratamento de luz e sombra, composição visual.
Metodologia: técnicas de desenho de observação, desenho de memória e exercícios de desenho utilizando o lado direito do cérebro (desenho de objetos, paisagens, retratos, figura humana, ilustração e temas abstratos).
Material do aluno: lápis de desenho, borracha, apontador, bloco de papel para desenho A4 , lápis de cor.

Curso: Escultura e modelagem de cerâmica sem queima
Período: dias 10,12,17 e 19 de julho de 2017
Carga horária: 4 horas por semana
Dias da semana: segunda e quarta
Horário: das 15h30 às 17h30
Faixa etária: a partir de 10 anos
N. de alunos: 10 alunos por turma
Valor da inscrição: R$ 120,00

Objetivos: desenvolver a técnica do solo cimento (mistura de terras e argilas) para peças esculpidas e para a modelagem de “cerâmica sem queima”.
Conteúdo trabalhado: produção de blocos diversos para esculpir e produção de peças modeladas para cerâmica sem queima.
Metodologia: oficina prática de esculpido e modelagem de cerâmica sem queima.
Material do aluno: 1 kg de terra seca e peneirada, 1 kg de argila comum, 1 kg de argila em pó, 100g de algum pó seco pra dar cor e textura (areia, serragem, vermiculita, pó de mármore, pigmento em pó, pó de café, argila colorida, urucum, açafrão), 1 pote plástico de 500g, 1 colher de sopa, 1 socador e 1 pano para limpeza

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar