25.01.2021 Oficina de Música se alia ao meio ambiente e promove cursos voltados à sustentabilidade

A Oficina Verde, tradição na programação da Oficina de Música de Curitiba desde 2010, também acontece de forma virtual e estará na programação desta semana, na fase dedicada à música popular brasileira. Os cursos voltados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente serão realizados ao vivo, com transmissão da Capela Santa Maria, a partir desta segunda-feira (25) até sábado (30), sempre às 15h, pelo canal da Oficina no Youtube.

Com temas variados, os cursos Oficina Verde são orientados por especialistas em agroecologia e em métodos para tornar a vida mais saudável. A primeira oficina será realizada pela chef de cozinha e agricultora agroecológica Amanda Benghi Marfil, especialista em culinária vegetaria e vegana. Com o tema “Minha cozinha é Panc!”, ela apresentará os benefícios do uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais – pancs como alimento e remédio.

Amanda diz que toda planta que hoje consumimos foi mato algum dia, em algum lugar. “Nós, seres humanos, domesticamos as plantas e com o passar dos anos algumas espécies e variedades foram sendo selecionadas pela lógica do mercado. Com isso, nos afastamos de muitas delas. Se nos alimentarmos na lógica da abundância, que é a lógica da floresta, nossa alimentação enriquece, de cores, sabores, aromas e nutrientes”, afirma. De acordo com Amanda, nossa alimentação é escassa de diversidade: 75% da alimentação humana do planeta provém de apenas 12 espécies vegetais e 5 espécies animais.

Saúde e sustentabilidade

Na terça-feira, a bióloga Lorena Mello Rodrigues ensinará como fazer cosméticos naturais. Os participantes vão aprender a fazer cremes e desodorantes sem aditivos químicos e substâncias prejudiciais à saúde ao meio ambiente.

Quarta-feira, Felipe Thiago de Jesus, graduado em agroecologia, mestre em Agrossistemas e doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana, falará sobre as abelhas nativas sem ferrão e a polinização como estratégia de segurança alimentar. Thiago é o idealizador do programa “Jardins de Mel” e diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

Como utilizar a respiração como recurso para o nosso bem-estar, no controle da ansiedade e estresse, e melhorar a oxigenação do cérebro e a qualidade do sono, são tópicos que serão abordados pela instrutora de yoga Áurea Silva, na programação de quinta-feira.
O ambientalista e instrutor de jardinagem Mago Jardineiro (Ademar da Silva Brasileiro) orienta, na sexta-feira, o curso voltado ao reconhecimento e uso de plantas aromáticas, temperos e ervas medicinais. Nesta oficina, os participantes aprenderão sobre suas indicações, formas de uso e maneiras de cultivar essas espécies em suas casas, para ter um jardim que, além de beleza, proporcione também saúde e bem-estar.

“Água se planta” é o tema que a advogada socio-ambientalista Flávia de Sá Sotto Maior apresentará no sábado, encerrando a programação da Oficina Verde. Ela falará sobre a relação entre a produção e o consumo de alimentos agroecológicos e a disponibilidade de água para todas as pessoas.

Serviço:

38ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina Verde
Transmissão ao vivo, às 15h, pelo site do evento: www.oficinademusica.org.br/aovivo

25/1 – Minha Cozinha é PANC!, com Amanda Benghi Marfi
26/1 – Oficina de Cosméticos naturais, com Lorena Mello Rodrigues
27/1- Jardins de Mel e os Caminhos de Pólen, com Felipe Thiago de Jesus
28/1 – A Importância da Respiração para a Saúde, com Aurea Silva
29/1 – Reconhecimento e uso de plantas aromáticas, temperos e ervas medicinais, com Mago Jardineiro
30/1 – Água se planta, com Flávia de Sá Sotto Maior

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar