Notícias
01.10.2013Oficina de Música de Curitiba 2014 tem novas datas e programação extra
A 32ª Oficina de Música de Curitiba será realizada de 5 a 26 de janeiro de 2014. Anteriormente o evento estava programado para acontecer de 6 a 19 de janeiro. Além da alteração das datas de início e encerramento, a Oficina ganhou uma fase extra dedicada exclusivamente a espetáculos.
Entre os dias 5 e 14 serão desenvolvidas as atividades voltadas à Música Erudita e Música Antiga, enquanto a parte de Música Popular Brasileira ocorrerá entre os dias 11 e 20. Dessa forma, o tempo total de cada fase está garantido em dez dias, o que acontece há 14 anos. Já entre os dias 21 e 26 será promovida uma programação extra com espetáculos musicais. Serão abertas 1.900 vagas para os cursos das duas fases da próxima edição.
O número de dias corridos com cursos foi alterado para não prejudicar a grande maioria dos alunos, formada por estudantes universitários. Isso porque o ano letivo de 2014 será diferenciado por conta da realização da Copa do Mundo. As aulas no espaço onde a Oficina acontece, o campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), iniciam já em 20 de janeiro.
Segundo o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Nilton Cordoni, muitos bolsistas da Oficina de Música são oriundos da UTFPR e outras universidades, e com a volta às salas de aula no dia 20, esses alunos não poderiam participar das atividades até o fim.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, o cronograma adotado para a 32ª Oficina de Música não implica prejuízo algum à qualidade e quantidade de horas-atividades dos cursos e apresentações.
Programação – A Fundação Cultural já definiu a programação da primeira fase da Oficina, que envolve a Música Erudita e Antiga. A oficina de Música Popular Brasileira e demais eventos estão em fase final de captação de recursos de patrocínio privado e proveniente da Lei Rouanet.
Veja os nomes dos professores convidados das fases de Música Erudita e Antiga:
XXXII OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA |
||
Música Erudita – 05 a 14/janeiro/2014 | ||
Professores Convidados | ||
Nome | Instrumento | Origem |
Winston Ramalho | violino | Curitiba |
David Lefevre | violino | França |
Claudio Cruz | violino | São Paulo |
Jana Kuss (Kuss Quartet) | violino | Alemanha (Berlim) |
Oliver Wille (Kuss Quartet) | violino | |
William Colleman (Kuss Quartet) | viola | |
Mikayel Hakhnazaryan (Kuss Quartet) | violoncelo | |
Alexandre Razera | viola | São Paulo |
Tim Hugh | violoncelo | Inglaterra (Londres) |
Artem Chirkov | contrabaixo | Rússia |
Philippe Geiss | saxofone | França |
Bonita Boyd | flauta | EUA (Nova York) |
Christian Wetzel | oboé | Alemanha (Baden Baden) |
Ricardo Morales | clarinete | EUA |
Volker Tassmann | fagote | Alemanha (Berlim) |
Luca Benucci | trompa | Itália (Roma) |
Paulo Guerreiro (Brass Quintet) | trompa | Portugal (Lisboa) |
Jorge Almeida | trompete | |
Hugo Assunção | trombone | |
Antonio Quitalo | trompete | |
Elidio Massacote | tuba | |
Magdalena Lisak | piano | Polônia (Varsóvia) |
Olga Kiun | piano | Curitiba |
Rui Sul Gomes | percussão | Portugal (Lisboa) |
Nuno Aroso | percussão | Portugal (Lisboa) |
Fabio Zanon | violão | São Paulo |
Mara Campos | coro adulto | São Paulo |
Lucia Passos | técnica vocal coro | Porto Alegre |
Marco Aurélio Koentopp | concertos extensão | Curitiba |
Eiko Senda | canto | Uruguai (Montevidéu) |
XXXII OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA | ||
Música Antiga – 05 a 14/janeiro/2014 | ||
Professores Convidados | ||
Nome | Instrumento | Origem |
Phoebe Carrai | violoncelo | EUA (Boston) |
Juan Quintana | viola da Gamba | Espanha |
William Carter | alaúde cordas dedilhadas | Inglaterra (Londres) |
Malgorzata Wojciechowska | flauta transversa | Polônia (Varsóvia) |
Rodolfo Richter | violino | Inglaterra (Londres) |
Sofhie Gente | violino e viola barroco | Holanda (Amsterdã) |
Diego Nadra | oboé | Holanda |
Maria Cristina Kiehr | canto | Suíça (Basa) |
Rodrigo Del Pozzo | canto | Chile (Santiago) |
Luca Guglielmi | cravo | Itália (Turim) |
Clenice Ortigara | cravista acompanhadora | Curitiba |
Tomasz Wesolowski | fagote barroco | Polônia (Gdanski) |
Paolo Zuccheri | baixo contínuo | Itália |
Robert Farley | trompete barroco | Inglaterra (Londres) |
Jeffrey Skidmore | madrigal barroco | Inglaterra |
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba