21.01.2010Oficina de MPB tem exposição de pinturas no Beto Batata

Artes visuais e música unem-se na mostra ART’N BOSSA , que revela as duas vertentes de atuação da artista curitibana Mari Lopes. A exposição, com abertura marcada para esta sexta-feira (22), às 19h, no Espaço Cultural Original Beto Batata (Alto da XV), conta com seis painéis na técnica têmpera acrílica sobre tela. Nas pinturas realizadas no estilo figurativo moderno, a artista estiliza os personagens, mesclando tendências impressionistas e expressionistas com pinceladas aparentes, contrastes, linhas marcantes e cores vivas. A mostra permanece aberta ao público até 28 de fevereiro.

As telas abordam situações que envolvem formações de músicos em plena atividade, entre solistas, duos, quartetos e bandas. Muitos desses músicos acabam sendo reconhecidos pelo espectador, pois foram inspirados no meio artístico que povoa o Conservatório de MPB de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal que é considerado por Mari “a sua segunda casa”.

A mostra ART’N BOSSA foi primeiramente apresentada em Milão, na Itália, em maio de 2008, no “IBRIT – Instituto Brasil-Itália”, entidade cultural do consulado brasileiro naquela cidade. A exposição foi um dos destaques da programação em comemoração aos 50 Anos da Bossa Nova, completados naquele ano. Na abertura do evento, Mari e seu marido, o músico Jackson Franklin, realizaram um concerto instrumental de música popular brasileira, com obras da bossa nova, além de choros e sambas. Agora, a artista apresenta a ART’N BOSSA na sua terra natal, como parte da programação da 28ª Oficina de Música de Curitiba.

Vertentes artísticas – Artes visuais e música povoam o processo artístico de Mari Lopes, que é artista plástica formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em “portraits” pelo Morley College de Londres. Atuando também como designer gráfica, ingressou na área musical com estudos de harmonia e piano e participações em festivais.

De 1990 a 1993, Mari residiu em Milão (Itália), onde formou com artistas locais seu primeiro grupo musical profissional, o “New Bossa”. De volta ao Brasil, passou a fazer parte da Associação dos Compositores do Paraná, na qual exerceu cargos de direção, ao mesmo tempo em que participa ativamente de ações para a valorização dos artistas paranaenses. Compositora e instrumentista, com muitas de suas músicas gravadas por artistas do Paraná, mostra seu trabalho em espetáculos realizados em teatros e espaços culturais da cidade.

Desde 1996, Mari Lopes integra a equipe do Conservatório de Música Popular Brasileira, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, tendo atuado nas áreas de Divulgação e Produção Musical, Programação Visual e Assessoria Pedagógica, funções que lhe permitiram produzir, coordenar e elaborar projetos artísticos voltados à música. Com ART’N BOSSA, pela primeira vez Mari Lopes reúne num só projeto as vertentes de sua trajetória artística, criando um trabalho pictórico que reflete todo seu fascínio pela área da música.

Serviço:
28ª Oficina de Música de Curitiba – 18ª Oficina de MPB Mostra de Pintura ART’N BOSSA, da artista Mari Lopes Data e horário: de 22 de janeiro (abertura às 19h) a 28 de fevereiro de 2010
Local: Original Beto Batata Espaço Cultural – Rua Prof. Brandão, 678 – Alto da XV – telefone: (41) 3262-0840

Você pode acompanhar tudo que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba nas mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:

www.oficinademusica.org.br www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com http://twitter.com/oficinademusica http://www.youtube.com/oficinademusicacwb http://www.vimeo.com/oficinademusica http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar