22.10.2014O universo fantástico invade a Cinemateca de Curitiba neste final de semana

A Cinemateca de Curitiba promove, entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento Mondo Estronho, que mescla literatura e cinema através de palestras, bate-papos, exibição de filmes e outras atividades. Além da divulgação da arte local ─ serão exibidos clips de bandas e artistas curitibanos nos intervalos das palestras ─, o objetivo é promover uma troca de experiência e informações com nomes da literatura e cinema de todo o Brasil.

Para esta edição,foram convidados autores, críticos, editores e cineastas do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os temas das palestras vão da literatura juvenil (desvendando o Mundo de Oz) ao cinema de horror, painéis sobre literatura fantástica e cinema independente, oficinas, dicas para autores novatos, lançamentos literários e um talk show diferente, com a participação da Banda Cadaver. A programação inclui também a exibição de curtas e longas do cinema independente de Curitiba e de outras partes do Brasil.

Outro tópico especial que acontecerá dentro do evento é o encontro de escritores durante a madrugada, dentro da Cinemateca. Eles ficarão confinados para escrever contos de horror sobre o tema “Uma noite na Cinemateca”. Essa compilação será publicada em livro e e-book pela Editora Estronho (uma das idealizadores do Mondo Estronho, ao lado da Editora Arte & Letra) e lançado no Mondo Estronho de 2015.

A entrada é gratuita, inclusive para a exibição dos filmes. É bom salientar que a capacidade da Sala Groff de Cinema é de 104 pessoas, portanto confira a programação no site e chegue cedo. Se você quiser ajudar na campanha de doação de livros usados, leve um em bom estado. Os livros serão repassados para a Fundação Cultural de Curitiba, que fará a distribuição nas tubotecas e/ou projetos semelhantes.
 

Programação:

SEXTA-FEIRA (24)

SAGUÃO

14h às 19h – Feira de livros, camisetas e DVDs

SALA GROFF DE CINEMA

14h20 – exibição de "Zombio 1", de Petter Baiestorf , com a presença do diretor

15h20 - exibição de "Nevermore: três pesadelos e um delírio de Edgar Allan Poe", de Paulo Biscaia Filho

16h20 - exibição de "Como Irritar Dândis do Hardcore", de Gurcius Gewdner

16h50 - exibição de "Entrei em Pânico 2", de Felipe Guerra

19h - Abertura oficial com interação junto ao público através da brincadeira "Literatura de Improviso".
Participantes: Marcelo Amado, Francine Cruz, Gustavo Norris, Petter Baiestorf e Banda Radio Cadaver. No jogo, a plateia vai dar um título e cada autor terá 3min para criar, no susto, um argumento do que seria um conto ou romance sob o ponto de vista do gênero que ele vai defender (fantasia, terror/humor e romantismo). Petter Baiestorf irá sugerir o elenco ideal, caso a obra proposta se transformasse em filme e os integrantes da Radio Cadaver escolherão a trilha sonora ideal para cada roteiro.

20h  - Talk show com a apresentação de Paulo Dalla Stella (Curitiba Connection) e os convidados: Duda Falcão, falando sobre sua carreira de escritor, a editora Argonautas e sobre a Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre; Luís Henrique Pellanda, falando sobre a cena curitibana de literatura e o mito "Vampiro de Curitiba"; Flavia Noguera e Doca Soares, falando sobre o Zombie Walk Curitiba; e Lincoln Schindler, falando em nome do Conselho Steampunk Loja Paraná, sobre o movimento Steampunk. Acompanhando o talk show, a banda Radio Cadaver.
 

SÁBADO (25)

SAGUÃO

14h às 20h - Feira de livros, camisetas e DVDs.

15h - Início da sessão de autógrafos com Celly Borges, Duda Falcão, Roman Schossig, Thiago Tizzot, Adriano Siqueira, Alex Mir e outros autores a confirmar.

SALA DE CURSOS E OFICINAS

14h – Bate-papo com Adriano Siqueira sobre o tema "Os vampiros da literatura no cinema".

15h - Bate-papo com Marcelo Amado sobre o tema "O que escritores novatos (ou nem tanto) NÃO devem fazer?"

16h - "Venda seu peixe!", para autores em geral (independentes ou não), falarem sobre seu livro em 3min. No final haverá tempo para trocas e vendas de livros (veja regras no site).

17h - Oficina "criação de mundos de fantasia", com Thiago Tizzot.

SALA GROFF DE CINEMA

18h10 -
Bate-papo "Reinvenção de mitos, folclore e escrita", com Felipe Castilho e Alex Mir.

19h10 - Bate-papo "Álvares de Azevedo: uma alma feita de spleen", com Luciana Fátima.

20h - Palestra "Muito além do mágico: redescobrindo o Mundo de Oz", com Carol Chiovatto e Bruno Anselmi Matangrano.

21h – Painel "Bang! A explosão da fantasia no Brasil", com Ana Cristina Rodrigues (mediadora), Thiago Tizzot, Duda Falcão, Felipe Castilho e Gustavo Brasman. Apoio: Revista Bang!

Evento Especial "Escritas Noturnas: uma noite na Cinemateca"

Autores convidados passarão a noite dentro da Cinemateca escrevendo contos de terror que serão publicados em antologia a ser lançada na edição 2015 do Mondo Estronho.

Participantes já confirmados: Adriano Siqueira, Arlindo Gonçalves, Alex Mir, Ana Cristina Rodrigues, Bruno Anselmi Matangrano, Carol Chiovatto, Celly Borges, Daniel Gonçalves, Duda Falcão (padrinho do evento), Helena Sofia, Isadora Dutra, Luciana Fátima, Marcelo Amado, Paulo Biscaia Filho, Petter Baiestorf e Thiago Tizzot.

Haverá poket show com Helena Sofia!
 

DOMINGO (26)


SAGUÃO

14h às 20h - Feira de livros, camisetas e DVDs.

15h - Lançamento e sessão de autógrafos de "HATARI: Revista de Cinema", com Demian Garcia e alunos da FAP, pela Editora Estronho.

19h - Lançamento e sessão de autógrafos de "Era uma vez no Spaghetti Western: o estilo de Sergio Leone", com Rodrigo Carreiro.

SALA GROFF DE CINEMA

16h - Exibição do filme "Blerghhh!!!", de Petter Baiestorf , com a presença do diretor.

16h45 – Exibição do curta "68 Passos", de Rodrigo Forbeck, com a presença do diretor.

17h - Painel "Cinema de Várzea", com Diana Moro (mediadora), Paulo Biscaia Filho, Julio Wong e Petter Baiestorf.

17h50 – Exibição do curta "Mal Passado", de Júlio Wong, com a presença do diretor.

18h20 - Palestra "O found footage de horror e os limites da representação", com Rodrigo Carreiro.

19h20 - Exibição de "Através da Lente" (curta), de Eduardo Moreira, com a presença do diretor.

19h30 – Exibição de "Zombio 2", de Petter Baiestorf, com a presença do diretor

21h10 – Exibição de "O Coração Que Falava Demais", de Paulo Biscaia Filho, com a presença do diretor.
 

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar