Notícias
13.12.2023Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba comemora 30 anos com exposição no Solar do
O Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba celebra três décadas dedicadas à educação patrimonial e artística, marcando essa data especial com uma exposição, que terá início na quinta (14/12) na sala de recepção do Solar do Barão.
A exposição revela como, ao longo dos anos, a Ação Educativa foi moldada pelas mãos de muitos, desde coordenadores e orientadores até mediadores, professores, estudantes e visitantes, em um projeto que é essencialmente de pessoas para pessoas. Através de registros, relatos, linha do tempo e fotos de oficinas e mediações, a exposição reconstrói esses anos de história.
O Decreto n° 1442/1993 marca uma nova fase na Ação Educativa, representando a transição que transformou passeios turísticos em experiências pedagógicas e educativas. Equipes de mediadores foram formadas e reestruturadas para atender às demandas da população. O método adotado busca uma educação dialógica e participativa, incentivando o debate crítico sobre o espaço e a arte apresentada. Isso vai além de uma simples mediação e do ensino tradicional, considerando as dúvidas e a realidade do visitante.
Atualmente, o Núcleo formula e conduz visitantes por sete roteiros, abordando diversas temáticas, como contexto histórico, a diversidade religiosa e o Paranismo. Esses roteiros são adaptados de acordo com o público interessado, com visitas previamente agendadas para assegurar que a abordagem seja personalizada e que as atividades planejadas estejam alinhadas com os participantes.
Serviço
Abertura da exposição Ação Educativa 30 Anos
Data e horário: 14/12 às 17h
Local: Solar do Barão – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Grátis
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba