23.07.2014Novo filme de Sérgio Bianchi estreia na Cinemateca

Estreia nesta quinta-feira (24), às 20h, na Cinemateca de Curitiba, o filme “Jogo das Decapitações”, a mais recente produção do cineasta paranaense Sérgio Bianchi. O filme permanecerá em cartaz na Cinemateca até o dia 30, data em que será realizado um debate com o protagonista, o ator Fernando Alves Pinto. A atriz Letícia Sabatella, embora não integre o elenco, também participará do debate.

Com Clarisse Abujamra e Fernando Alves Pinto nos papéis de mãe e filho, o filme se desenvolve em torno das descobertas de Leandro, durante suas pesquisas de mestrado a respeito da ditadura militar no Brasil. Nesse processo, ele se depara com a obra de Jairo Mendes, censurada em 1973. Essa descoberta, bem como as manifestações populares que estão eclodindo, mudam a sua perspectiva.

“Jogo das Decapitações” aborda temas atuais e intrínsecos à realidade brasileira: prisões arbitrárias, tortura nas cadeias, indignação de alguns, cobertura da mídia de maneira espetaculosa, organizações não governamentais que têm nobres intenções mas ajudam a estigmatizar determinados grupos. Bianchi reúne nessa obra as críticas recorrentes em seus filmes em relação à hipocrisia, às mazelas e às contradições da sociedade brasileira.

Paranaense, nascido em Ponta Grossa e radicado em São Paulo, Sérgio Bianchi é formado em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Seu primeiro longa-metragem, “Maldita Coincidência” (1979) já continha o tom polêmico e provocativo que marca toda a sua filmografia. Produziu e dirigiu também os filmes “Mato Eles?” (1982), “Romance” (1988), “A Causa Secreta” (1994), “Cronicamente Inviável” (2000), “Quanto Vale ou É Por Quilo?” (2005) e “Os Inquilinos” (2009).

Serviço:
Estreia do filme “O Jogo das Decapitações”, de Sérgio Bianchi
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Datas e horário: De 24 a 30 de julho, às 20h.
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar