16.11.2010Novas exposições ocupam as salas do Museu da Gravura

As salas do Museu da Gravura de Curitiba, no Solar do Barão, ganham novas exposições, a partir da próxima quarta-feira (17). Com as mostras que estão abrindo, mais as que foram inauguradas na última terça-feira (9), o espaço oferece cinco diferentes exposições, dando oportunidade ao público de apreciar numa só visita uma diversidade de técnicas e linguagens artísticas.

Serão abertas a coletiva “Eussoutro Soumos”, a individual de Cleverson Antunes de Oliveira, “Fronteiras: uma jornada pelas Américas”, e a mostra de acervo com trabalhos de artistas participantes da XI Mostra da Gravura de Curitiba, realizada em 1995. Continuam em cartaz as exposições “Universos Paralelos” e “Pequenos Formatos”.

A artista Ana González fez a curadoria da mostra “Eussoutro Soumos”, reunindo artistas que, em seus trabalhos, propõem questionamentos sobre o homem contemporâneo. “Os artistas focam questões ligadas principalmente à identidade e à sexualidade, atravessadas por fatores diversos, que incluem padrões culturais tradicionais e as múltiplas decorrências das tecnologias atuais na visão que o ser humano tem a respeito dele mesmo”, explica a curadora.

Alinhados a essa proposta estão os artistas Alex Cabral, Daniel Duda, Lailana, Dach, Clovis Cunha,  Denise Roman, Jucimarley Totti, Luiz Rodolfo Annes, Maikel da Maia, Pierre Lapalu, Ricardo Humberto e Rui Werneck. Os trabalhos são apresentados em diferentes linguagens: desenho, performance, gravura, vídeo, fotografia e texto.

“Fronteiras: uma jornada pelas Américas” mostra em fotografias e vídeos a percepção de Cleverson Antunes de Oliveira sobre uma viagem que realizou do Estado do Texas (EUA), passando pelo México e América Central, até chegar ao Brasil. “Esta aventura implica experimentar limites não apenas geográficos, mas também culturais, psíquicos e sensoriais, além dos próprios limites da arte, onde o deslocamento físico se mistura ao deslocamento de sentidos”, diz o artista.

Cleverson Antunes de Oliveira é formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em História da Arte pela Universidade de Nova York. Cleverson estudou fotografia com Vik Muniz. Foi quando o audiovisual passou preponderar em suas obras, já expostas em diversas galerias e salões no Brasil e nos Estados Unidos.

A terceira exposição é composta por doze gravuras que foram criadas nos ateliês do Museu da Gravura, no Solar do Barão, por artistas brasileiros que vieram a Curitiba em 1995, como integrantes da XI Mostra da Gravura. Naquela época, foram convidados a conhecer os ateliês e a desenvolver ali alguns trabalhos que depois foram incorporados ao acervo do Museu.

Ainda em cartaz no Solar do Barão a exposição “Universos Paralelos”, que reúne artistas gravadores residentes em Curitiba e em Minneapolis (EUA). A mostra propõe um diálogo entre as culturas artísticas brasileira e norte-americana com o intuito de promover novas discussões sobre a produção contemporânea de gravura.

Completa o rol de exposições a coletiva “Pequenos Formatos”, com exposição e venda de gravuras, desenhos, fotografias, publicações, catálogos e pequenos objetos criados por artistas paranaenses. Além do próprio acervo da Loja, estão obras e objetos produzidos pelos artistas especialmente para essa mostra.

 

Serviço:

Exposições no Museu da Gravura de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Abertura dia 17 de novembro de 2010 (quarta-feira), às 19h:

Eussoutro Soumos (até 13 de fevereiro de 2011)

Fronteiras: uma jornada pelas Américas (até 13 de fevereiro de 2011)

XI Mostra da Gravura de Curitiba nos Ateliês do MGCC (até 13 de fevereiro de 2011)

Em cartaz:

Universos Paralelos (até 12 de dezembro de 2010)

Pequenos Formatos (até 13 de fevereiro de 2011)

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Entrada franca

Informações: (41) 3321-3269 e (41) 3321/3240

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar