Notícias
03.05.2011Novas criações de Sergius Erdelyi em exposição no Memorial de Curitiba
Artista plástico, engenheiro e empresário, Sergius Erdelyi apresenta uma nova série de esculturas na exposição "Ars Eaterna", em cartaz no Memorial de Curitiba. A exposição reúne uma sequência de trabalhos da sua atual fase de esculturas em metal, feitas com um tipo de material resultante da liga de diversos metais, principalmente bronze e cobre. A mostra fica aberta ao público até 29 de maio.
Aos 92 anos, o artista, que já trabalhou com diversas técnicas, optou por um material que pudesse eternizar a sua obra, como propõe o título da exposição. A maior parte das 332 esculturas são peças do jogo de xadrez. Sergius expõe oito jogos com peças pequenas e um com peças em grandes dimensões, sendo que a maior (o rei) tem 2,10 m de altura. Também fazem parte do conjunto outras 64 esculturas que remetem a seres imaginários e mitológicos, na forma de objetos como castiçais, copos, jóias e sinos.
Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil desde 1953, Sergius Erdelyi atuou em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos científicos em foto e termoeletricidade. Também constam de seu currículo invenções importantes como o aquecedor de carter do Panzer Tiger e Panther - veículos do exército, na época da guerra - e o aquecedor domiciliar a óleo mineral cru, que salvou milhares de lares, em Viena, dos invernos congelados da década de 1940. É fundador da fábrica de máquinas de costura elétricas ETINA (Viena - 1947) e de vários empreendimentos industriais e de reflorestamento no Brasil.
No campo das artes, Sergius Erdelyi fez desenhos, pinturas, gravuras e mosaicos. São de sua autoria os vitrais que ornamentam a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Igreja Santo Antônio e a Capela São Francisco de Tijucas do Sul, onde mantém o seu ateliê e um museu contendo pelo menos 4 mil obras de sua autoria. Foi ele também quem produziu os 150m² de mosaicos em vidro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.
Sergius Erdelyi participou de diversos salões pelo Brasil e realizou importantes exposições individuais em galerias de arte e museus de Curitiba, São Paulo, Áustria e Estados Unidos. Em 1973 integrou a XII Bienal Internacional de São Paulo. Desenvolveu uma carreira de sucesso, mas ficou muitos anos sem mostrar suas obras, até que retornou em 2009 com uma retrospectiva da Universidade Católica do Paraná e, no ano passado, com a exposição de anjos em metal, no Museu de Arte Sacra.
Exposição "Ars Eaterna", de Sergius Erdelyi
Local: Memorial de Curitiba - Salão Brasil - 3º andar (R. Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico)
Data: até 29 de maio de 2011
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito