Notícias
06.07.2023 Nota de pesar pela morte de José Celso Martinez Corrêa
A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, nesta quinta-feira (6/7), aos 86 anos, em São Paulo. O maior ícone da dramaturgia brasileira, o artista criou e dirigiu inúmeras peças, muitas encenadas no Festival de Teatro de Curitiba.
Fundador do Teatro Oficina, uma das mais antigas companhias teatrais do país, atuante desde 1958. Com sua companhia, José Celso encenou seus espetáculos mais emblemáticos como O Rei da Vela, um marco da inserção do tropicalismo no teatro nacional. Nessa peça, o dramaturgo expõe toda a sua inquietude, irreverência e engajamento político.
Sempre com um estilo provocador e muitas vezes obsceno, muitas de suas obras a partir dos anos 60 fizeram duras críticas à ditadura militar. Perseguido pelo regime, nos anos 70 se exilou em Portugal. De volta ao Brasil, se dedicou a pesquisas e a oficinas teatrais, e fez alguns trabalhos no cinema.
De volta aos palcos, brilhou novamente com a peça Ham-let, vencendo a categoria de melhor diretor do Prêmio Shell naquele ano. O espetáculo recebeu outras premiações, sendo uma entre inúmeras que conquistou em toda a sua carreira.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem