28.03.2025Nota de falecimento: Cláudio Iovanovitchi

 A Fundação Cultural de Curitiba manifesta pesar pelo falecimento, nesta sexta-feira (28/3), de Cláudio Iovanovitchi, liderança cigana Rom, fundador da Associação de Preservação da Cultura Cigana no Paraná (APRECI/PR) e defensor incansável da valorização das tradições ciganas.

Cláudio também integrava o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e atuava como vice-presidente do Sindicato dos Produtores Culturais do Estado do Paraná.

Natural de Ponta Grossa e residente em Curitiba desde a década de 1970, Cláudio desenvolveu uma forte relação com o teatro e a pesquisa histórica, sendo colaborador do Museu da Imigração Cigana. Ele deixa um legado para a preservação e difusão da cultura cigana no Brasil.

“A cultura cigana perde uma voz importante, e Curitiba se despede de um grande artista e produtor cultural. Cláudio dedicou sua vida a valorizar sua ancestralidade e promover o respeito às tradições de seu povo, a praticar e incentivar a arte”, destaca Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

O velório será realizado na Secretaria de Estado da Cultura. A Fundação Cultural de Curitiba presta solidariedade à família, amigos e à comunidade cigana neste momento de dor.

Compartilhe:

imprimir voltar