Notícias
13.05.2016Nenê de Vila Matilde leva Curitiba para avenida do samba em São Paulo
A diversidade cultural, o cuidado com o meio ambiente e o planejamento urbano de Curitiba pesaram na decisão da escola Nenê de Vila Matilde na escolha da cidade como enredo para seu desfile de carnaval no Grupo Especial de São Paulo em 2017. Como retribuição à homenagem, a Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural de Curitiba, vai auxiliar a escola com a liberação de uso de imagens da cidade, pesquisa de conteúdos, liberação de obras intelectuais de terceiros e promover o estímulo a parcerias e patrocínios entre agentes locais.
O termo de apoio e cooperação cultural com a agremiação foi oficializado na noite de quinta-feira, em evento no Shopping Total, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, do presidente da FCC, Marcos Cordiolli, do presidente do Instituto Municipal de Turismo, Caíque Ferrante e o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade, autoridades e personalidades do samba de Curitiba e a bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza.
"Curitiba se orgulha em saber que terá a sua história contada em um grande evento como o Carnaval de São Paulo", disse Fruet. O prefeito também destacou a visibilidade e possibilidade de geração de negócios que a cidade terá com a exposição no desfile. "Com o profissionalismo da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e da Nenê de Vila Matilde levaremos uma imagem positiva de Curitiba para o mundo todo", afirmou o prefeito.
“Carnaval é tradição, preservação da cultura mas também é business, indústria do entretenimento. Nós precisamos olhar a festa por esta ótica”, lembrou André Guimarães, representante da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
O presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade, enumerou as qualidades de Curitiba e convidou a comunidade do samba local para acompanhar o desfile no Sambódromo do Anhembi em 2017. "É um bom tema. Uma cidade modelo, com uma cultura rica. Podemos mostrar Curitiba de uma outra forma para o mundo. A diversidade étnica e cultural da cidade e as soluções urbanas nos dão muitas possibilidades para realizar um grande desfile. Queremos que todos estejam conosco cantando e torcendo pela Nenê na Avenida."
Marcos Cordiolli lembrou as ações que a cidade vem realizando nos últimos anos para fortalecer o Carnaval em Curitiba. “Criamos o conceito do Carnaval Multicultural. Temos vários tipos de ações e todas muito bem organizadas. Com mais esta parceria vamos evoluir em toda a cadeia produtiva da economia criativa envolvida, já que produtores locais, artistas e demais agentes do mercado cultural ganharam visibilidade e competência".
Cooperação
Sem qualquer repasse de recursos, o poder público municipal vai auxiliar a escola com a liberação de uso de imagens da cidade, pesquisa de conteúdos, liberação de obras intelectuais de terceiros e promover o estímulo a parcerias e patrocínios entre agentes locais. Fica também estabelecido que a escola paulistana deverá apresentar projeto de contrapartida cultural para o fortalecimento das escolas de samba de Curitiba e a gestão do carnaval da cidade.
Exposição
Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, a Liga SP, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial em 2016 foi visto na televisão por mais de 2,5 milhões de pessoas em São Paulo. O evento também foi transmitido para mais de 138 países e ocupou grande espaço na mídia nacional.
Tradição
Campeã em 13 ocasiões, a Nenê de Vila Matilde já levou para avenida enredos em homenagem a Moçambique, Ziraldo, Câmara Cascudo e o Folclore Brasileiro, Xica da Silva e, em 2016, a atriz e bailarina Claudia Raia.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1º de janeiro de 1949 por um grupo de sambistas liderados por Alberto Alves da Silva, o Nenê, um dos últimos cardeais do samba, como são chamados os fundadores das escolas tradicionais criadas nas décadas de 1940 e 1950.
Shopping Total
Com 20 anos de história em Curitiba, o Shopping Total planeja novos direcionamentos, que incluem o desenvolvimento de seu entorno e com a promoção de ações culturais. Entre as ações que o Shopping Total promoverá e apoiará ao longo dos próximos meses está o ingresso como primeiro patrocinador oficial dessa parceria.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual