NotÃcias
07.12.2009Natureza e arquitetura no Museu da Fotografia
"Preservação da Natureza - O Desafio Contemporâneo" e "Formas e Arquitetura" são exposições que estão em cartaz no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. As exposições, que reúnem obras do acervo do Museu, permanecem abertas até fevereiro de 2010. As mostras constituem uma oportunidade para o público conhecer a riqueza e a diversidade do acervo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba.
Fotos sobre preservação da natureza
São mais de 30 fotografias de Araquém de Alcântara, Claus Meyer e Manuel da Costa que mostram não apenas locais intocados da mata brasileira, mas também as ameaças representadas pela poluição, desmatamento e mudança do clima. E é desse contraste que surge a reflexão sobre se as belas paisagens, daqui a algum tempo, poderão ser lembradas apenas por fotos.Segundo a curadora Nilza Knechtel Procopiak, "a sobrevivência da natureza se apresenta como meta mundial imprescindível neste momento". E, na verdade, já foi ultrapassado o ponto em que medidas paliativas poderiam garantir um retorno tranquilo ao equilíbrio do planeta.
Fotos sobre arquitetura
Fotografias de Améris Paolini, Gustavo Moura, João Urban, Luis Humberto, Orlando Azevedo e Vilma Slomp compõem um painel de formas que vão do contraste entre construções antigas e as atuais às superfícies geométricas em que cantos, sinuosidades e ângulos abstratos são recortados pela câmera. Desse painel participam os fotógrafos paranaenses João Urban, Orlando Azevedo e Vilma Slomp. João Urban dedica-se à fotografia documental desde os anos 1960 e à publicitária desde 1977.
Em termos de linguagem estético-artística, suas fotos revelam o olhar agudo que capta o momento exato do clic para que o resultado se constitua tal qual um recorte ou cena em que cada elemento está no lugar exato. Daí resulta uma obra de excelência. Orlando Azevedo, nascido açoriano e com alma de paranaense, é o fotógrafo que mais traduziu o Brasil e o Paraná em suas fotografias. Na expedição Coração do Brasil, realizada entre 1999 e 2002, o fotógrafo percorreu mais de 70 mil quilômetros em todo o país para revelar, sob a sua ótica, o Homem, a Terra e o Mito. A coleção de fotografias foi depois apresentada nos principais museus brasileiros.Vilma Slomp, ao longo de sua brilhante carreira de artista-fotógrafa, desenvolveu em seu trabalho uma vertente focalizando os sentimentos, a pele, a vida, o corpo, os sinais do tempo, todos reunidos sob uma ótica lírica, nos quais aspectos do patético eram vistos em oposição à maldade do mundo.
Serviço: Exposições "Preservação da Natureza - O Desafio Contemporâneo" e "Formas e Arquitetura"
Local: Sala do Acervo - Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533Data e horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h. Até fevereiro de 2010.
Entrada franca
Informações: 41-3321-3334
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 27/03/2025 - Camerata Antiqua percorre Curitiba com concertos gratuitos em igrejas a partir deste sábado
- 27/03/2025 - Inauguração do Estúdio Riachuelo, polo de tecnologia e criatividade acontece nesta sexta
- 24/03/2025 - Broa de centeio curitibana vira oficialmente Patrimônio Cultural da cidade
- 20/03/2025 - Escultura restaurada de Fernando Calderari retorna ao Centro de Curitiba e ganha mais visibilidade
- 19/03/2025 - Inscrições abertas para o Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba
- 19/03/2025 - Samba, novas exposições e clube de literatura recheiam o final de semana
- 13/03/2025 - Teatro, música e circo: confira a programação cultural do Domingo no Centro
- 12/03/2025 - Novas exposições no MuMA refletem sobre conexão entre arte, natureza e tempo
- 07/03/2025 - Exposição em Curitiba revela a delicadeza de miniaturas japonesas em madeira
- 07/03/2025 - Escola de Samba Mocidade Azul vence o Carnaval 2025 de Curitiba