19.06.2019Músicos latino-americanos prometem uma viagem à América do Sul em concerto no Paiol

O coletivo de músicos latino-americanos Americândo apresenta o espetáculo “Uma Viagem pela América do Sul”, nesta sexta (21) e sábado (22), no Teatro do Paiol. Formado por musicistas oriundos de diferentes países, o concerto pretende transportar o ouvinte a uma viagem pelas diversas sonoridades que compõem a vasta cultura sul- americana.

A viagem musical começa, especificamente, da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Em seguida o concerto parte para os países vizinhos que compartilham as mesmas tradições dos gaúchos – Argentina, Uruguai e Paraguai. Depois a viagem segue a linha do Oceano Pacífico por Chile, Peru, Colômbia e Equador, encerrando com uma visita musical à Venezuela.

Ao tocar peças de grandes artistas da música tradicional sul-americana de cada país, como o argentino Astor Piazzola, o gaúcho Renato Borghetti e a chilena Violeta Parra, o espetáculo homenageia a multietnicidade da música tradicional sul-americana na formação identitária dos países.

Idealizado em 2007 pelo músico Giorgio Bonfanti, o coletivo “Americândo” une músicos vindos do Chile, Peru e Brasil com intuito de manter viva a cultura da música tradicional dos países sul-americanos para o público brasileiro.

Além das apresentações no Paiol, o grupo também estará, nesta quarta-feira (19), no Conservatório de MPB para um bate-papo com interessados em saber um pouco mais sobre a concepção do projeto. Na conversa serão abordados todos desafios de criar um coletivo musical com artistas de países diferentes e de formar um repertório que consiga representar o conceito proposto pelo grupo.

O projeto é um dos contemplados do edital Paiol Musical, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba.

Americândo: Uma Viagem pela América Latina
Data: 21/6 (sexta-feira) e 22/6 (sábado)
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)