Notícias
19.02.2015Músicos da Camerata são convidados para festival na Argentina
O violinista Winston Ramalho e o violista Alexandre Razera, integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, foram convidados para compor o quadro de professores do 1º Festival Internacional de Música de Salta, na Argentina, que acontece na próxima semana, de 23 a 28 de fevereiro. Além de dar aulas, os dois músicos também tocarão no concerto de encerramento com a orquestra do festival, que reúne solistas convidados de diferentes orquestras internacionais.
O convite confirma a qualidade dos músicos que atuam com a Camerata Antiqua de Curitiba, grupo artístico mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Winston Ramalho é spalla da Camerata. Estudou no Brasil e se aperfeiçoou com renomados violinistas na Áustria e nos Estados Unidos. Venceu vários concursos, incluindo o Jovens Instrumentistas do Brasil, o 1º e o 2º Concurso Paulo Bosísio, o Jovens Solistas da Osesp e o Prêmio Shell para Jovens Músicos, em Londres. Participou de concertos e recitais de câmara no Brasil, Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia e Bélgica. Foi solista de importantes orquestras brasileiras, como a Sinfônica de São Paulo e a Sinfônica do Paraná, a Camerata Fukuda, com quem gravou CD e DVD, e a orquestra de Câmara de Viena. Além de integrar a Camerata Antiqua de Curitiba, é desde 2008 diretor artístico do Instituto de Música Futurong, em São Paulo.
Alexandre Razera iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba (SP). Graduou-se pela Universidade de São Paulo e foi bolsista da Fundação Vitae na Academia Filarmônica de Berlim. Foi violista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, função que exerce atualmente na Orquestra de Rádio e Televisão de Liubliana, na Eslovênia. Tem participado de gravações com a Filarmônica de Berlim, dirigida por Claudio Abaddo, Daniel Barenboim, entre outros renomados maestros, e de vários concertos com orquestras europeias. Além de integrar atualmente a Camerata, Alexandre Razera participa da Oficina de Música de Curitiba.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito
- 10/06/2025 - Cinemas da Prefeitura exibem mais de 100 sessões do festival internacional de Curitiba
- 10/06/2025 - Exposição de ilustradores de Curitiba comemora centenário de Dalton Trevisan
- 09/06/2025 - Nova exposição no Muma desarma sentidos e faz público tocar nas obras de arte
- 09/06/2025 - Os últimos projecionistas de filmes em película do Paraná estão na Cinemateca de Curitiba
- 06/06/2025 - Programação especial traz histórias e leituras de contos de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba
- 05/06/2025 - Prefeitura de Curitiba oferece 24 eventos culturais gratuitos de sexta a domingo
- 03/06/2025 - Patrimônio natural, parques e áreas verdes refletem identidade do curitibano