06.01.2020MusicaR tem vagas nas férias para crianças e adolescentes

Que tal estimular o cérebro da piazada com aulas de musicalização nas férias? O MusicaR tem ainda 75 vagas para crianças e adolescentes durante a Oficina de Música de Curitiba, de 15 a 26 de janeiro. Os cursos são gratuitos e acontecerão em todas as Regionais da cidade, das 14h às 17 horas.

As vagas são para crianças de 10 a 15 anos que ainda não frequentam aulas regulares do programa MusicaR durante o ano, e ainda estão abertas nas Regionais Tatuquara, CIC, Cajuru, Pinheirinho, e Boa Vista. Nas demais (Santa Felicidade, Boqueirão, Bairro Novo, Portão e Matriz) já foram preenchidas.

Para se inscrever não é necessário nenhuma experiência musical, basta vontade de participar das dinâmicas e ações.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br, no ícone Cursos, “Musicalização-Ruas da Cidadania”.

O ensino da música na infância e adolescência tem papel fundamental no estimulo ao desenvolvimento de outras linguagens. Dentro dos conteúdos estão a musicalização, a formação de um coro infanto-juvenil, introdução a flauta doce, percussão corporal e grupo instrumental.

A coordenadora pedagógica do MusicaR, Ângela Sasse, reforça o conceito amplo e potencialmente transformador do projeto. “É uma oportunidade para conhecer a música sem qualquer preconceito, nas esferas erudita e popular. É uma experiência concreta”, diz.

No palco com grandes artistas

Além do conteúdo aprendido durante as aulas, alunos do MusicaR têm papeis de destaque na programação. Este ano vão se apresentar em dois grandes shows no Teatro Guaíra.

Dia 25/1 o MusicaR se junta no palco para o encerramento da MPB, com a presença de Danilo Caymmi e as Orquestras de Corda e de Sopro da Oficina. No dia 26, terão participação especial no espetáculo de encerramento da Oficina de Música, onde estará presente também uma das maiores cantoras de ópera da atualidade no Brasil, Rosana Lamosa.

Em 2018, os alunos cantaram com Toquinho músicas como Aquarela, Tarde em Itapuã e O Caderno, lotando o Teatro Guaíra.

Na edição de 2019, as crianças participaram também de dois espetáculos, com participação na Ópera Carmen e no concerto de encerramento da Oficina de Música.

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosárioe apoio máster do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

37ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 15 a 26 de janeiro de 2020
Inscrições para cursos e mais informações pelo site www.oficinademusica.org.br