Notícias
22.08.2013 Música nórdica e medieval em espetáculo no Portão Cultural
Uma programação diferente marca o fim de semana com o show do grupo curitibano Clan Mac Norse, que leva música nórdica e medieval ao Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural. As apresentações acontecem às 20h de sábado (24) e às 18h de domingo (25). No repertório, composições da Finlândia e da Escandinávia – que reúne a Dinamarca, a Suécia e a Noruega.
Formado por Ana Smania (violino), Carlos Simas (kantele – instrumento de cordas da Finlândia –, flautas, harpa céltica, banjo e gaita de fole), Deni Ribas (violão e bandolim), Ricardo Vieira (percussão) e Letícia Goulart (acordeom), a banda Clan Mac Norse tem no nome a origem gaélica (relativo aos celtas), em homenagem a uma abadia com denominação semelhante, Clonmacnoise, situada próxima ao rio Shannon, no Condado de Offaly, na Irlanda.
O trabalho do grupo é resultado de dois anos de pesquisa sobre temas folclóricos, instrumentos musicais, cultura e história, além da participação de brilhantes instrumentistas. O Clan Mac Norse traça o mais completo retrato da musicalidade nórdica no Brasil, visto que é muito rara a execução de músicas dessa região em nosso país, devido à escassa imigração, comparada a outros povos que contribuíram para a colonização brasileira.
Dentre os instrumentos musicais típicos estão o violino, o jew’s harp (ancestral da harmônica de boca), kantele (instrumento de cordas dedilháveis, com similares nas regiões do mar báltico), flautas de diversos tipos e instrumentos que estavam quase em desuso, mas que estão sendo retomados, como a harpa.
No programa também estão ritmos de dança da Europa central, como a polca, polska, marcha, mazurca, valsa, Ringlander, hornpipe e schottis, ao lado de outros que são originais e exclusivamente nórdicos, como hopsa, hambo, engelska, maanitus, kakkuri, halling, snoa e ganglat. A banda curitibana completa o repertório com temas de origem medievais, utilizando instrumentos musicais antigos como a harpa céltica.
Serviço:
Espetáculo de música nórdica e medieval com o grupo curitibano Clan Mac Norse, formado por Ana Smania (violino), Carlos Simas (kantele – instrumento de cordas da Finlândia –, flautas, harpa céltica, banjo e gaita de fole), Deni Ribas (violão e bandolim), Ricardo Vieira (percussão) e Letícia Goulart (acordeom).
Datas e horários: dia 24 de agosto (sábado), às 20h, e dia 25 de agosto de 2013 (domingo), às 18h.
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural – Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
Ingressos: R$ 10 e R$ 5
Classificação etária livre.
Informações de bilheteria: (41) 3345-4051
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba