Notícias
12.03.2014Música francesa em concerto na Capela Santa Maria
Um dos nomes mais importantes do canto lírico paranaense, a soprano Marília Vargas, une-se à alaudista Silvana Scarinci, coordenadora da pós- graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para levar ao público a delicada sonoridade das canções da corte, quando os franceses estiveram no Brasil. O espetáculo musical Soupirs mélés d'amour – Canções da Corte de Louis XIII acontece às 20h desta sexta-feira (14), na Capela Santa Maria Espaço Cultural. A entrada é franca.
No repertório estão obras de Pierre Guédron, Gabriel Bataille, Didier le Blanc, Michel Lambert e de autores anônimos. As airs de cour (canções da corte) são canções estróficas, ou seja, com versos que se sucedem sobre a mesma música. Essas canções, sempre acompanhadas por alaúde, versam em geral sobre o amor cortesão, com linguagem bastante estilizada, e são escritas em vers mesuré, uma imitação da poesia clássica da antiguidade.
O "rei menino", o francês Luís XIII, cujo nome batizou a cidade de São Luís, capital do Maranhão, única cidade brasileira fundada por franceses, tinha uma enorme paixão pelas artes, especialmente a música. O rei também era compositor e a produção musical de sua corte foi extensa, embora reste apenas uma pequena parcela desse material.
A apresentação na Capela Santa Maria, que integra a programação da La Francophonie – A Comemoração da Língua e Cultura Francesas, é uma promoção conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, Aliança Francesa, Associação dos Professores de Francês do Paraná (APFPR) e da Universidade Federal do Paraná, por meio do Programa de Pós-graduação em Música e do Laboratório de Música Antiga (Lamusa).
As artistas – Formada em Canto Barroco pela Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), a soprano paranaense Marília Vargas conquistou diversas premiações, no Brasil e no exterior. A cantora foi solista de importantes orquestras brasileiras e europeias, sendo idealizadora e diretora artística da 1ª Mostra de Música Antiga de Curitiba e cocuradora e conselheira artística do Festival de Música Barroca de Alcântara (RJ). Embora sua especialidade seja a música barroca, com extensa discografia, Marília Vargas domina outras áreas musicais, sendo que em 2012 gravou um CD de canções brasileiras, ao lado do pianista André Mehmari.
Silvana Scarinci estuda a música do século 17, principalmente a música vocal italiana, sob perspectivas interdisciplinares, com ênfase em literatura, gênero e a tradição clássica. Tem publicado e apresentado suas pesquisas com frequência, no Brasil e no exterior. Paralelamente às atividades teóricas de musicologia, é uma ativa alaudista, dedicando-se principalmente aos repertórios dos séculos 16 e 17 (inglês, italiano e francês). É convidada como teorbista para as principais produções e festivais de Música Antiga no Brasil e na América do Norte, tendo tocado ao lado de renomados músicos.
Serviço:
Espetáculo musical Soupirs mélés d'amour – Canções da Corte de Louis XIII, com Marília Vargas (soprano) e Silvana Scarinci (alaúde).
Data e horário: dia 14 de março de 2014 (sexta-feira), às 20h.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças