17.12.2010Música e literatura na agenda do fim de semana

Neste domingo (19), lazer e cultura unem-se na programação preparada pela Fundação Cultural de Curitiba em espaços urbanos. O Parque Tingüi recebe o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, que atenderá das 10h às 18h. Em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar. No Parque Tanguá, a atração é o grupo Jacarandá Brasileira, que se apresenta às 15h30, em mais uma edição do programa Música nos Parques.

A apresentação do grupo curitibano Jacarandá Brasileira leva ao público uma produção musical singular, que combina composições próprias e releituras de clássicos do jazz, tango, samba e choro. Formado pelos músicos Gustavo Bali (percussão), Hestevan Gomes Prado (violão de 6 cordas) e Oliver Pellet (guitarra e bandolim), o grupo exibe uma sólida carreira artística, baseada na versatilidade com que passeia pelos mais diversos estilos e segmentos musicais.

O show do Jacarandá Brasileira integra o programa Música nos Parques, que seleciona as atrações por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura. A quinta edição do programa conta com 13 espetáculos que serão apresentados até o dia 8 de maio de 2011, proporcionando lazer e diversão gratuita para milhares de curitibanos.

Literatura - Neste domingo (19), das 10h às 18h, o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, estará no Parque Tingüi. A iniciativa, que integra o programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba, permite aos frequentadores do parque acrescentar literatura ao seu programa de lazer, mesmo que não tenham levado um livro de casa.

O Biblioparque é composto por um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros, periódicos, ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis. O espaço, que ocupa 200 metros quadrados, funciona todos os domingos, das 10h às 18h, atendendo diferentes endereços. Esta primeira unidade foi patrocinada pela Vivo, que também será a responsável pelo gerenciamento da operação até abril de 2011, em parceria com a Fundação Cultural.

A programação inclui sessões de contação de histórias ao longo do dia, distribuição de marcadores de livros, além de pintura em livros de quadrinhos. A empresa também disponibiliza uma tela interativa que dá acesso às sinopses dos livros que podem ser emprestados e dois notebooks para navegação na internet. Junto ao Biblioparque, o público encontra ainda um local para descarte de aparelhos celulares e baterias velhas.

A população tem à disposição 300 títulos, com um total de 900 volumes. Nos próximos meses, o acervo atingirá 1.350 títulos e quatro mil volumes que oferecem uma variada gama de autores, entre eles Machado de Assis, Guimarães Rosa, Gonçalo Tavares, Isabel Allende e Mario Vargas Llosa, que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura 2010, entre muitos outros. A escolha dos livros foi elaborada por uma comissão da Fundação Cultural de Curitiba.

Além da leitura no parque, quem quiser poderá emprestar os livros por 21 dias, de forma simples e sem burocracia. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer das Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural. O equipamento segue um cronograma de atendimento, sendo montado alternadamente no Parque Tingüi, Bosque do Papa, Parque Barigüi, Parque Bacacheri e Parque São Lourenço.

Música nos Parques

Show do Grupo Jacarandá Brasileira

Local: Parque Tanguá

Data e horário: 19 de dezembro de 2010 (domingo), às 15h30

Entrada franca

Biblioparque, unidade de empréstimo gratuito de livros que compõe o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

Local: Parque Tingüi

Data: dia 19 de dezembro de 2010 (domingo)

Horário de funcionamento: das 10h às 18h

Entrada franca