15.11.2014Música e dança mexicana animam a Corrente Cultural

Os bailados mexicanos da região de Oaxaca tomaram conta do Memorial de Curitiba na manhã deste sábado (14) e continuam animando a Corrente Cultural até o final do dia. As apresentações, durante a Corrente Cultural, são promovidas em parceria pela Fundação Cultural de Curitiba e a Embaixada do México no Brasil.

Além das danças oaxaqueñas, o público que for ao Memorial poderá apreciar também uma exposição de gravuras de um dos artistas principais mexicanos, reconhecido internacionalmente, Francisco Toledo, e uma feira de artesanato daquela região do sudoeste do país, no litoral do Oceano Pacífico.

“Essa é uma das regiões de maior riqueza e diversidade cultural do México. Lá existe uma confluência de culturas – ruínas pré-colombianas, monumentos coloniais e um importante pólo de arte contemporânea”, conta o adido cultural da embaixada mexicana, Guillermo Palácios.

O artesanato trazido ao Brasil é típico do estado de Oaxaca. São tapeçarias em lã, cerâmicas em barro negro, joias em filigrana e alebrijes (artesnato em madeira). O festival mexicano, que foi levado também a Brasília e ao Rio de Janeiro, tem ainda uma feira gastronômica no Mercado Municipal. O trombonista Faustino Diaz e a cantora Suzana Harp também se apresentaram na Corrente Cultural.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar