10.09.2019Música da Camerata e jardim de balões são uma mensagem pela vida

A Praça Santos Andrade amanheceu coberta por mil balões amarelos nesta terça-feira (10/9), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com a mensagem de que falar sobre o tema é a melhor solução, outros eventos marcaram a data, em parceria com o Centro de Valorização da Vida.

Na Capela Santa Maria, a Camerata Antiqua fez um espetáculo dentro de série Música pela Vida. Os concertos temáticos são novidade da temporada 2019 da Camerata. Com o sucesso, a tendência é que as ações permaneçam.

“A intenção é trazer bem-estar por meio da música e conscientizar a sociedade sobre temas importantes”, afirmou Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Além do público espontâneo, foram convidados integrantes de projetos sociais para acompanhar as atividades. Os núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba mobilizaram moradores do Boqueirão, de Santa Felicidade, do Campina do Siqueira e Tatuquara.

Estudantes dos colégios estaduais Beatriz Ansay e Profª Hildegard Sondahl e da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho acompanharam o evento.

Técnica em prevenção do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Ricardo comemorou a participação no concerto. “Esse programa é ótimo porque possibilita outras vivências e ampliar o leque de pertencimento para os adolescentes.”

Programação
As atividades começaram com uma caminhada musical. Integrantes da Banda Lyra Curitibana receberam a população na Praça Santos Andrade e os acompanharam até a Capela Santa Maria, para a palestra com a voluntária do CVV Claudiane Araújo e o concerto da Camerata.

“Tão importante quanto falar é saber ouvir”, afirmou Claudiane. “As pessoas estão pensando em suícido e a sociedade precisa aprender a falar sobre o assunto. Projetos como este que ajudam a sensibilizar.”

A turma do curso técnico de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná compareceu a convite da professora de psicologia Adriana Pelanda Ganho. “Esse tema ainda é um tabu para muita gente. Percebemos que as temáticas relacionadas ao sofrimento mental são desconhecidas”, frisou.

Participaram a coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, a coordenadora da Camerata, Darci Almeida, e a assessori de Música da FCC, Marcia Squiba.

Curso para voluntários
Para saber mais sobre o assunto, o Centro de Valorização da Vida oferta um curso gratuito para novos voluntários de 1 a 3 de outubro. Informações pelo e-mail curitiba@cvv.org.br