Notícias
27.05.2014Museu da Fotografia inaugura exposição sobre o sertão nordestino
Nesta terça-feira (27), no Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, acontece a abertura da exposição fotográfica e lançamento do “Livro do Sol”, de Gilvan Barreto. No lançamento, às 19h, o artista estará disponível para uma conversa com o público. Nesse bate-papo, Barreto vai falar sobre sua produção recente, vencedora da 12º edição do Prêmio Instituto Conrado Wessel de Arte. Na obra, que é a segunda publicação criada pelo fotógrafo, Gilvan traz o resultado da sua viagem pelo sertão, feita durante o verão de 2013, auge da maior seca dos últimos 60 anos.
Organizada pela editora Tempo d’Imagens, a obra traz os retratos sertanejos e as contradições da região: as relações entre água e seca, abundância e escassez, fotografia e literatura. O embate entre o homem a natureza, o concreto e o imaginário também estão presentes nas fotografias. Nesse road-book, Barreto nos apresenta uma história árida por meio de cores frias, repleta de signos que se transformam em altares em fervor da água, nuvens que se transformam em entidades suplicando por um milagre. A ideia do livro surgiu a partir da celebração dos 70 anos de lançamento de “Pedra do Sono”, livro de estreia do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.
O artista – Fotógrafo de Pernambuco, Gilvan Barreto tem 36 anos e 12 de profissão. Já residiu e trabalhou em São Paulo, Londres e atualmente no Rio de Janeiro. Participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior. A maior delas foi “Um Retrato da Presença Árabe na América Latina” (2005-2008), que passou por 13 países. Tem imagens no acervo do Museu das Descobertas, em Portugal.
Além dos trabalhos autorais, dedica-se a fazer retratos e documentar temas sociais e ambientais para Oxfam, Greenpeace e UNICEF. É colaborador de diversos jornais e revistas nacionais como Bravo, Serafina, Folha de São Paulo, Trip, Istoé, Vida Simples, entre outras. Publicou trabalhos na National Geographic (Brasil, Alemanha e Holanda) e CQ (Portugal). Foi editor da revista Terra, quando realizou ensaios na África, Ásia, Europa e América do Sul. Foi editor do UOL e sócio da Agência Lumiar, que se dedicava ao registro de cultura, folclore e natureza do Nordeste brasileiro.
É autor de “Moscouzinho” (Tempo d’Imagem, 2012). A publicação traz uma narrativa poética sobre a reinvenção de sua cidade natal, uma Rússia tropical e nordestina. O livro recebeu Menção Honrosa no POY Latam 2013 e foi finalista no prêmio Conrado Wessel de Arte.
Serviço:
Lançamento e abertura da exposição “O Livro do Sol” , de Gilvan Barreto
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533)
Data: de 27 de maio (abertura às 19h) a 10 de agosto de 2014
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba