07.12.2009Mostras variadas movimentam a Cinemateca

Uma programação intensa, com diversas mostras, movimenta a Cinemateca no período de 5 a 11 dezembro.

Lançamento dos filmes do Fundo Municipal de Cultura, Mostra de Filmes Restaurados do Acerco da Cinemateca, 3ª Edição da Mostra Caixola, Mostra Valêncio Xavier, Rádio em Debate e Mostra Universidade Positivo: São estas as mostras que tomam conta da Cinemateca até o dia 11 dezembro.

Na mostra de filmes restaurados do acervo da Cinemateca, dias 5 e 6 o público poderá ver imagens documentárias realizadas entre 1920 e 1950, pertencentes ao acervo da Cinemateca de Curitiba e restauradas com projeto viabilizado pela Lei Rouanet / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras. Temas como o cultivo do linho no Paraná, a cultura do trigo, o tricentenário de Paranaguá, o desenvolvimento do ensino no estado e outros estão na programação.

A 3ª Edição da Mostra Caixola, no dia 5 às 19h e 20h30, tem a exibição de dez curtas de 4 minutos cada. No dia 6, às 19h acontece a premiação e mostra dos vídeos premiados.

De 7 a 9 de dezembro, a Cinemateca faz uma homenagem ao diretor Valêncio Xavier, falecido no ano passado. Entre os filmes programados estão A visita ao velho senhor, Carta a Fellini, O pão negro, um episódio da Colônia Cecília, O corvo, Os onze de Curitiba-todos nós e outros.

Também no dia 9, a Cinemateca lança o livro "O som das ruas" sobre radiojornalismo curitibano, escrito pelo professor Luiz Witiuk, da Universidade Positivo.

A mostra Rádio em Debate prevê a exibição e lançamento do média-metragem A maldita, com direção e roteiro de Tetê Mattos. O filme conta a história da Rádio Fluminense FM, a Maldita, que com irreverência, ousadia e criatividade rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início à chamada geração Rock 80. Depois da exibição haverá debate com os realizadores Luiz Witiuk e Tetê Mattos.

Complementando a intensa programação de cinema, acontece a Mostra Universidade Positivo, nos dias 10 e 11 de dezembro. São curta-metragens que apresentam, por exemplo, a história do acervo da cinemateca, resgatam a importância de um grande nome do cinema paranaense, a atriz Regina Vogue, falam da importância do profissional cinegrafista e da evolução da profissão de diretor no cinema paranaense. Também no programa a apresentação de documentários que abordam o imaginário popularem relação às bruxas e sua figura fantasiosa e outro que tem como tema o carnaval curitibano.

Serviço: Mostras da Cinemateca

Data: 05 a 11 de dezembro (ver programação completa na agenda)

Local: Cinemateca de Curitiba - Sala Groff (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Informações: 3321-3252

www.fccdigital.com.br

 

 

(IMPRENSA FCC - CINEMATECA MOSTRAS 4 A 10 DE DEZEMBRO - 04/12/2009)

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar