Notícias
05.08.2013 Mostra sobre São Francisco de Assis reveste-se de simbolismos
A verdadeira mensagem de simplicidade, alegria e amor à natureza revela-se na exposição São Francisco de Assis – O Homem Atemporal, que inaugura às 16h desta quinta-feira (8), no Masac – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba. As 46 esculturas da artista plástica Nilva Rossi – pertencentes a acervos espalhados pelo Brasil – transcendem o religioso e sugerem questionamentos sobre situações sociais e antropológicas que desafiam o ser humano há muitos séculos.
Nas obras, a artista usa a argila para transmitir conhecimentos sobre a alma deste santo. “Nilva utiliza o molde de suas próprias mãos na representação das mãos do santo para mostrar sua identificação com o ato de passar a mensagem da doação e da entrega”, diz a curadora Soraia Savarís, no texto de apresentação da mostra. Soraia lembra ainda que, para ser compreendido pelos camponeses, Francisco de Assis também usou a argila, moldando bonecos para contar a história do nascimento de Cristo.
A exposição, que permanece aberta ao público até o dia 3 de novembro de 2013, com visitação gratuita, permite vivenciar o verdadeiro encontro com o sublime. O espectador é convidado a refletir sobre o frágil Francisco, nascido na cidade de Assis, na Itália, no fim do século XII (1182 – 1226), quando já pregava o amor à natureza, defendia a paz e questionava a fome. “Aprendi com meus pais a respeitar e amar a natureza. Com São Francisco de Assis estou aprendendo a cantar o amor e a natureza”, afirma Nilva Rossi.
Com formação em Linguagem Visual, Nilva Rossi aperfeiçoou conhecimentos em várias instituições, entre elas o Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato, o Ateliê de Arte do Museu Alfredo Andersen e o Ateliê de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Maringá. Também participou de workshops e acumula no currículo importantes exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, mostrando sua arte em Portugal, Espanha, Bélgica, Colômbia e Argentina.
Recebeu, em 2012, o prêmio de Honra ao Mérito no 29º Salão de Artes Visuais de Jacarezinho (PR). As obras de Nilva Rossi integram acervos de instituições brasileiras e estrangeiras, como a Associação da Amizade e das Artes Galego-portuguesas (Portugal) e Casa das Culturas De Saint Gilles (Bélgica).
Serviço:
Exposição São Francisco de Assis – O Homem Atemporal, com esculturas da artista plástica Nilva Rossi.
Data e horário: de 8 de agosto (abertura às 16h) a 3 de novembro de 2013.
Local: Masac – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, s/n – anexo à Igreja da Ordem – Largo da Ordem).
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h.
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas