Notícias
12.04.2019Mostra retrata paisagem urbana de Curitiba e seus personagens
Transmitir aspectos da história por meio da paisagem urbana e dos personagens da cidade é o objetivo dos desenhos que a artista Paula Schmidlin está expondo no Memorial de Curitiba. A mostra reúne seis trabalhos em nanquim sobre tela embasados em pesquisa histórica, além da observação sobre os logradouros e as figuras humanas retratadas.
“Gosto de transmitir história, acho que isso é importante para o público”, conta Paula, que também é pintora, gravadora e poeta. Por isso, os desenhos selecionados retratam a extração do primeiro granito da Pedreira Greca, a imagem da padroeira da cidade sobre a Catedral, as primeiras torneiras públicas de Curitiba, os pioneiros alemães, o Museu Paranaense e o Solar do Rosário juntos e a Ponte Preta da Rua João Negrão.
Os desenhos funcionam como um contraponto à coleção de documentos, fotografias e vídeos históricos usados para contar a trajetória da cidade na exposição permanente Curitiba: Tempo e Memória. É com essa grande mostra – sobre as origens de Curitiba da pré-história até o presente – que os desenhos em preto e branco dividem espaço em uma seção própria.
Serviço: Um Olhar Sobre Curitiba – Desenhos de Paula Schmidlin
Local: Memorial de Curitiba, 3º andar (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79)
Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
Entrada gratuita
Autor: Assessoria de comunicação
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito
- 10/06/2025 - Cinemas da Prefeitura exibem mais de 100 sessões do festival internacional de Curitiba
- 10/06/2025 - Exposição de ilustradores de Curitiba comemora centenário de Dalton Trevisan
- 09/06/2025 - Nova exposição no Muma desarma sentidos e faz público tocar nas obras de arte
- 09/06/2025 - Os últimos projecionistas de filmes em película do Paraná estão na Cinemateca de Curitiba
- 06/06/2025 - Programação especial traz histórias e leituras de contos de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba