12.04.2019Mostra retrata paisagem urbana de Curitiba e seus personagens

Transmitir aspectos da história por meio da paisagem urbana e dos personagens da cidade é o objetivo dos desenhos que a artista Paula Schmidlin está expondo no Memorial de Curitiba. A mostra reúne seis trabalhos em nanquim sobre tela embasados em pesquisa histórica, além da observação sobre os logradouros e as figuras humanas retratadas.

“Gosto de transmitir história, acho que isso é importante para o público”, conta Paula, que também é pintora, gravadora e poeta. Por isso, os desenhos selecionados retratam a extração do primeiro granito da Pedreira Greca, a imagem da padroeira da cidade sobre a Catedral, as primeiras torneiras públicas de Curitiba, os pioneiros alemães, o Museu Paranaense e o Solar do Rosário juntos e a Ponte Preta da Rua João Negrão.

Os desenhos funcionam como um contraponto à coleção de documentos, fotografias e vídeos históricos usados para contar a trajetória da cidade na exposição permanente Curitiba: Tempo e Memória. É com essa grande mostra – sobre as origens de Curitiba da pré-história até o presente – que os desenhos em preto e branco dividem espaço em uma seção própria.

Serviço: Um Olhar Sobre Curitiba – Desenhos de Paula Schmidlin

Local: Memorial de Curitiba, 3º andar (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79)

Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h

Autor: Assessoria de comunicação