31.03.2014Mostra Novos Repertórios é aprovada em edital do MinC para a Copa do Mundo

A Mostra Novos Repertórios, que integra o Fringe do Festival de Curitiba, acaba de ser aprovada pelo edital Cultura 2014, do Ministério da Cultura, para programações artísticas nas cidades sede da Copa do Mundo 2014. A produtora Michele Menezes disse que, com isso, a mostra poderá voltar em cartaz em junho com recursos do Ministério.

Sendo a mais antiga dentre as 11 presentes no Fringe, com oito anos e na sua sétima edição, a mostra surgiu como uma necessidade de grupos locais terem mais visibilidade, estrutura e equipamento num regime de cooperação. Atualmente reúne algumas das peças com maior aceitação entre público e crítica.

Ela se firma, segundo a crítica especializada, como um dos recortes mais interessantes da produção curitibana dentro do Fringe. A edição de 2014 traz espetáculos inéditos de companhias e profissionais com trabalhos contínuos e sólidos de pesquisa.

As montagens contam com textos de autores consagrados como Paulo Leminski e Daniel Veronese e novas dramaturgias inspiradas nas obras de Shakespeare, Valter Hugo Mãe, Ítalo Calvino, Verônica Sttiger e também nas Figurinhas Zequinha – sucesso entre as crianças curitibanas entre as décadas de 30 e 60. Neste ano, a mostra ocupa os palcos do Teatro Novelas Curitibanas, motivo de orgulho e satisfação para os produtores. “Além de ser um teatro que faz parte da história da dramaturgia curitibana, ele também é um dos melhores em estrutura para as companhias e público”, diz Michele Menezes, produtora da mostra. A Novos Repertórios estará em cartaz durante o Festival de Curitiba até 6 abril, com apresentações às 18h e às 21h.

A Companhia Brasileira de Teatro, fundada há 14 anos, apresenta o exercício cênico "Descartes com Lentes", dando continuidade a série de estudos realizados pelo grupo acerca da obra de Paulo Leminski. Com 15 anos de carreira, a Cia Senhas de Teatro também traz à mostra uma continuidade de seus trabalhos de pesquisa. O espetáculo "Obscura Fuga da Menina Apertando Sobre o Peito um Lenço de Renda" é a segunda montagem da companhia a partir da obra do dramaturgo Daniel Veronese. O trabalho de recorte, costura e encadeamento a partir de obras e textos de autores consagrados, como Shakespeare, do diretor Rafael Camargo, também se mostra presente na montagem "Dona MacBeth", da Cia N. Sra. do Teatro Contemporâneo, que combina fragmentos de falas reinventadas e textos originais sobrepostos.

A Súbita Companhia, que desenvolve desde 2007 um trabalho focado na pesquisa teatral, criação colaborativa e valorização do teatro de grupo, leva aos palcos as peças "Amores Difíceis e Extraordinário Cotidiano". Partindo de uma referência diferente das outras montagens da Mostra, a Companhia Portátil juntamente com a Processo Multiartes apresentam "#ZeqPop". Com linguagem pós-dramática em textos, vídeos e canções, a peça marca o encontro da diretora Andrea Obrecht com o olhar crítico-social, multiárea e irônico do roteirista Adriano Esturilho, da Processo Multiartes. "A Inominável Companhia", grupo mais jovem desta edição, fundado em 2010, também tem consistência em seu trabalho, que é focado na pesquisa, escrita e montagem de dramaturgia contemporânea, principalmente voltado para a encenação de textos teatrais inéditos no país e à criação própria. "Do Cão Fez-se o Dia", criada a partir da obra do escritor português Valter Hugo Mãe,é o segundo espetáculo oficial da companhia.

Autor: Assessoria de imprensa da FCC

Fonte: Assessoria de Imprensa Festival de Teatro de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar