31.07.2013Mostra na Cinemateca faz um retrato da sociedade portuguesa atual

A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 1º a 4 de agosto, a Mostra de Documentários Portugueses de Neni Glock. Serão exibidos quatro documentários em vídeo sobre grupos que formam uma pequena parcela da sociedade portuguesa. São hippies, rastas, crentes e peregrinos, com seus estilos de vida, filosofias, crenças, maneiras de pensar e agir.

Neni Glock é fotógrafo e documentarista nascido em Curitiba. Viveu em Lisboa por 21 anos e está de volta ao Brasil. Em Portugal atuou como fotógrafo free-lancer para diversas publicações editoriais e realizou programas para a televisão. Produziu documentários para a televisão portuguesa RTP2, tendo também participado de alguns festivais do gênero em Portugal, Espanha e Brasil, onde recebeu premiações.

Confira a programação da mostra:

1º de agosto
A FÉ DE CADA UM (2003 – DVD)
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira de Portugal, é o estopim de uma polêmica gerada por um padre católico contestador e crítico do culto à Fátima e ao seu santuário, ao qual denomina de “campo de concentração da dor”. Entretanto, milhares de fiéis atravessam o país a pé para agradecer seus milagres. Solitariamente, por vias paralelas às estradas, caminha o “pagador de promessas”. Por uma quantia previamente combinada, ele paga as promessas de quem já não as pode pagar.
Prêmio Especial do Júri – Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2005
Panorama – Lisboa – 2005

2 de agosto
RASTAS (2002 – DVD)
Como vive uma família muito especial, os One Love Family. Dos 7 aos 46 anos, formam uma animada banda de reggae. Todos tocam, todos cantam.
Vivem em contacto direto com a natureza, nas montanhas perto de Coimbra, relativamente afastados da sociedade de consumo que eles denominam, por idealismo, de “Babilônia”.
Menção honrosa na Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2004; Dias do documentário – Cinema King – Lisboa – 2004; Panorama – Mostra de documentários – Lisboa – 2005; Encontros Lusófonos – Países de língua portuguesa – 2005; Festival del Cine Africano – Tarifa/Espanha – 2007; Cabo Verde (em praça pública) – 2008

3 de agosto
TRANSMONTANOS (2011 – DVD)
Aldeias em processo de desertificação humana em Trás-os-Montes no Portugal profundo.
Cubas – O dia a dia sempre igual na lida com a criação, única companhia de um casal que permanece onde já não há mais ninguém.
Cerdedo – Fronteira com Espanha. De seus 300 moradores restam pouco mais de uma dezena, entretanto duas crianças recém chegadas são uma lufada de ar fresco e a esperança de continuidade.
Produzido para a RTP2

4 de agosto
HAMBURG – ALENTEJO (2012 – DVD).
O incidente atômico em Chernobil, na Ucrânia em 1983, além das vítimas mortais, mudou a vida de diversas pessoas também em países vizinhos, como a Alemanha. Muitos foram os que abandonaram suas terras em busca de novos ares. No sul de Portugal, no Alentejo, formou-se uma pequena comunidade de alemães hippies que ali se estabeleceram e criaram seus filhos.
Produzido para a televisão portuguesa, RTP2

Serviço:
Mostra de Documentários Portugueses de Neni Glock
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Datas e horário: de 1º a 4 de agosto de 2013, às 20h
Entrada franca
Classificação 12 anos

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar